Dr1pss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de Trabalho n.º 2
-------------------------------------------------
Curso de Educação e Formação de Adultos – Tipo: C Disciplina: Sociedade, Tecnologia e Ciência NG Nº: 7 – Saberes fundamentais (DR2 - Processos e Métodos Científicos) Data: 17/1/2013
-------------------------------------------------
Formando: António João Vaz Pereira;A Professora: Ana Nave

Ciência e Tecnologia
O contributo da investigação científica para a alteração dos nossos hábitos de vida diários é inesgotável. Estas alterações estão presentes em gestos tão simples como aquecer o leite no microondas ou usar o telemóvel para comunicar a qualquer hora e em qualquer local.
A medicina ou as telecomunicações são exemplos de áreas em que ainvestigação e o desenvolvimento contribuem decisivamente para o aperfeiçoamento tecnológico e para a melhoria da qualidade de vida.

A investigação está, assim, intimamente relacionada com o desenvolvimento.
In http://www.sabermais.pt/ : Porto Editora, 2009

1. Faça uma pequena investigação, recorrendo à Internet sobre as diferentes radiações eletromagnéticas e as suas utilizações/aplicaçõesno dia-a-dia.
Radiação electromagnética- A radiação eletromagnética é uma oscilação em fase dos campos elétricos e magnéticos, que, autossustentando-se, encontram-se desacoplados das cargas elétricas que lhe deram origem. As oscilações dos campos magnéticos e elétricos são perpendiculares entre si e podem ser entendidas como a propagação de uma onda transversal, cujas oscilações sãoperpendiculares à direção do movimento da onda (como as ondas da superficie de uma lâmina de água), que pode se deslocar através do vácuo. Dentro do ponto de vista da Mecânica Quântica, podem ser entendidas, ainda, como o deslocamento de pequenas partículas, os fótons. O espectro da radiação electromagnética engloba a luz  visível, os raios gama, as ondas de rádio, as microondas, os raios x, ultravioleta,infravermelho
Radiação Gama – O raio gama é um tipo de radiação eletromagnética, liberada por materiais radioativos quando um núcleo está num alto grau de agitação e é “desacelerado”. O raio gama também e encontrado em acontecimentos astrofísicos de uma alta magnitude .

Raios X-  são utilizados nas análises das condições dos órgãos internos, em casos de tratamento de tumores,  tratamento decancro e de doenças ósseas.

Ultravioleta – São utilizados para a assimilação do cálcio e a formação da vitamina D que combate o raquitismo e provoca também o bronzeamento da pelo, se não foram absorvidos com moderação, podem originar queimaduras, insolação e cancro da pele.
Visível (luz)- A luz visível permite o funcionamento de muitos instrumentos ópticos, desde um simples espelho até a ummicroscópio.

Infravermelho – é utilizada para aquecer ambientes, cozinhar alimentos e secar tintas e vernizes. Na medicina, é utilizada no tratamento de sinusite, dores reumáticas e traumáticas. Pode também ser utilizada no fabrico de comandos a distância. Os infravermelhos também são utilizados para comunicação a curta distância entre os ordenadores e os s
Microondas- Microondas não servemapenas para fazer pipoca! Através das microondas assistimos televisão, podemos nos comunicar e muitas outras coisas. Primeiramente Microondas são ondas eletromagnéticas de alta frequência. Essas ondas não necessitam de um meio (água, ar, etc.) para propagar-se, podendo mover-se através do vácuo.
Rádio - São utilizadas em rádios amadoras, radiodifusão (rádio e televisão), telefonia móvel, radar eoutros sistemas de navegação, comunicação via satélite, redes de computadores e em outras aplicações.

A importância da experiência
As experiências fazem parte do método científico e são conjuntos de observações registadas num contexto em que se tenta resolver um determinado problema, responder a uma dada questão ou comprovar/ negar uma hipótese.
As experiências são fundamentais para obtermos...
tracking img