Dr1pss

2222 palavras 9 páginas
Ficha de Trabalho n.º 2
-------------------------------------------------
Curso de Educação e Formação de Adultos – Tipo: C Disciplina: Sociedade, Tecnologia e Ciência NG Nº: 7 – Saberes fundamentais (DR2 - Processos e Métodos Científicos) Data: 17/1/2013
-------------------------------------------------
Formando: António João Vaz Pereira; A Professora: Ana Nave

Ciência e Tecnologia
O contributo da investigação científica para a alteração dos nossos hábitos de vida diários é inesgotável. Estas alterações estão presentes em gestos tão simples como aquecer o leite no microondas ou usar o telemóvel para comunicar a qualquer hora e em qualquer local.
A medicina ou as telecomunicações são exemplos de áreas em que a investigação e o desenvolvimento contribuem decisivamente para o aperfeiçoamento tecnológico e para a melhoria da qualidade de vida.

A investigação está, assim, intimamente relacionada com o desenvolvimento.
In http://www.sabermais.pt/ : Porto Editora, 2009

1. Faça uma pequena investigação, recorrendo à Internet sobre as diferentes radiações eletromagnéticas e as suas utilizações/aplicações no dia-a-dia.
Radiação electromagnética- A radiação eletromagnética é uma oscilação em fase dos campos elétricos e magnéticos, que, autossustentando-se, encontram-se desacoplados das cargas elétricas que lhe deram origem. As oscilações dos campos magnéticos e elétricos são perpendiculares entre si e podem ser entendidas como a propagação de uma onda transversal, cujas oscilações são perpendiculares à direção do movimento da onda (como as ondas da superficie de uma lâmina de água), que pode se deslocar através do vácuo. Dentro do ponto de vista da Mecânica Quântica, podem ser entendidas, ainda, como o deslocamento de pequenas partículas, os fótons. O espectro da radiação electromagnética engloba a luz visível, os raios gama, as ondas de rádio, as microondas, os raios x, ultravioleta,

Relacionados