Dr.Welisson

1227 palavras 5 páginas
Introdução

O atual cenário do mercado varejista, em especial dos supermercados, mostra uma acirrada concorrência onde um pequeno número de grandes redes domina, e inúmeros pequenos mercados lutam por sobrevivência.
Nas políticas de preço, vê-se bastante similaridade, não havendo diferenças significativas entre os concorrentes.
Para obter tais vantagens competitivas, um supermercado deve controlar seus processos internos, seus resultados e sua eficácia, através de indicadores que mostrem sua real situação perante o mercado. O uso do Balanced Scorecard é essencial na implantação de uma gestão estratégica que dê os resultados esperados, pois permite a mensuração e o acompanhamento dos indicadores de desempenho, levando a organização a progredir rumo às suas metas de longo prazo, garantindo assim sua posição competitiva no mercado.

1. A Estratégia do Balanced Scorecard como diferencial competitivo no setor de Supermercados

1.1 Estratégia do Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard é um instrumento de gestão para elaboração de planejamento estratégico para as empresas.
No cenário atual dos supermercadistas, temos hoje um grande número de redes que disputam entre si a confiança do cliente.
Para isso, é necessário planejar e traçar metas de como alcançar esse cliente e se estabilizar no mercado.
. Partindo de uma análise da evolução histórica e do panorama atual do mercado supermercadista brasileiro, percebe-se uma grande concentração de mercado nas mãos de poucas empresas, e uma parcela bem menor do mercado disputada arduamente por micro, pequenas e médias empresas. Esse cenário de intensa concorrência revela que para manter-se em condições de operação e sustentabilidade, as empresas devem buscar uma gestão aprimorada de suas operações, baseando-se na gestão estratégica, acompanhada pelo uso do Balanced Scorecard (BSC), como forma de monitorar e gerenciar o desenvolvimento de suas

Relacionados