Dpp2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1

No Brasil, o estudo das funções e tarefas de funcionários para desenho e descrição de cargos vem passando por modificações importantes desde a década de 90. Entre estas, destacam-se a ampliação do espaço ocupacional e a ênfase na entrega esperada (expectativa de resultados) . A explicação para essas mudanças considera que:
Resposta Correta: os cargos precisam permitirajustes para flexibilizar as funções de acordo com os resultados esperados.

Questão 2

Resposta Correta: Os benefícios gerados pela globalização são acessíveis apenas para uma parcela da população mundial.

Comentário Resposta Correta: Muito bem! Sua resposta está correta, pois embora as outras alternativas estejam corretas, também mostram informações incompletas e não reforçam a idéiatransmitida pelas charges. As charges mostram claramente uma crítica ao processo de globalização, mostrando que as nações mais desenvolvidas têm obtido melhores resultados nesse processo. Isso se deve ao fato de estarem mais preparados do que os países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos para a competitividade estabelecida pela abertura dos mercados.

Questão 3

Leia o texto aseguir:
Depois de contratar 400 profissionais de TI em 2010, o HABC Global Technology, empresa de serviços de TI para o banco HSBC, pretende contratar mais 200 pessoas. “Precisamos de gente com inglês fluente”, diz Jacques Depocas, executivo da empresa. (Fonte: Giardino, 2011. Conversa de Corredor. Revista Você S. A., Março/2011)
Leia as afirmativas abaixo:
I. A situação do mercado detrabalho brasileiro é positiva, pois tem oferecido muitas e novas oportunidades de emprego.
II. As empresas multinacionais (que tem origem em outros países) sempre dão preferências aos profissionais da mesma nacionalidade.
III. O número de contratações vem aumentando em diversos setores, ao mesmo tempo os processos seletivos estão mais exigentes.
IV. As melhores chances de evoluçãoprofissional são oferecidas por empresas européias e asiáticas.
As afirmativas que, se verdadeiras, complementam a idéia do texto estão em:



Resposta Correta: I e III
Comentário Resposta Correta: Parabéns! A sua resposta está correta, pois realmente as oportunidades de emprego vêm crescendo de maneira significativa no Brasil, como também é verdadeiro que as exigências das empresas aocontratar aumentam da mesma forma. Esse fato decorre da necessidade de que os profissionais estejam muito bem preparados para inovar e fazer a empresa ser competitiva. Por outro lado, é importante compreender que as organizações de outros países instaladas no Brasil, procuram, é claro, a melhor relação custo-benefício e, portanto podem contratar brasileiros desde que estes estejamqualificados. Embora empresas européias e asiáticas tenham investido muito no Brasil, esse fato por si só não garante evolução profissional.

Questão 4
Leia o texto abaixo:
Novas profissões têm mudado o mercado de trabalho. Gastronomia e moda, por exemplo, são carreiras novas que mudaram o conceito de roupas e comidas no Brasil. Se antes o que importava era apenas matar a fome, hoje é quaseimprescindível saber quem assina o prato do dia.
Porém, é preciso tomar cuidado com os modismos, avisam os especialistas. Se por um lado as novas carreiras atraem muitos candidatos, após um tempo, elas tendem a inchar o mercado e falta emprego.
O contrário também acontece. Nas décadas de 80 e 90, muita gente deixou de fazer engenharia com medo de ficar desempregado; hoje, as empresascorrem atrás dos engenheiros com ofertas de salários generosas. Para Karin Pardi, especialista em carreiras, depois de um tempo, a profissão passou a ser muito valorizada exatamente pela falta de mão de obra.
Se tiver vocação para carreiras mais tradicionais, como medicina e direito, nunca fuja do mercado tradicional. Sempre haverá espaço, dizem os especialistas.
Disponível em:...
tracking img