Dpp de portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Componente curricular: Geografia e História Professores:
Aluno(a):_____________________________________Turma:________Data:___/10/2011


01. Observe a imagem:

Em relação ao jogo geopolítico internacional no atual século, o presidente norte-americano George W. Bush vem encontrando dificuldades em manter o equilíbrio entre os interesses dos EUA com o daspotências emergentes na Ásia, como acontecia no período da Guerra Fria. Na charge, vê-se o desequilíbrio atual devido ao(à):
a) perda da hegemonia norte-americana na Ásia, no atual século, frente ao fortalecimento dos NIC's (New Industrialized Countries), o que afasta Taiwan da China continental, país que é o maior aliado norte-americano no continente.
b) crescimento militar de Taiwan na Ásia, o queafasta o país chinês nacionalista da China Socialista continental, país menos bélico e voltado para as questões de organização supranacional da nova ordem mundial.
c) redução da influência norte-americana na Ásia devido ao crescimento econômico, financeiro e militar chinês continental, o que culminará com a retomada de Hong Kong ("o pé esquerdo de George W. Bush", na charge), nas próximas décadas.d) crescimento geopolítico da China continental na Ásia, impondo uma recomposição territorial com Taiwan (China insular), país formado pela ruptura ideológica ocorrida, no território chinês, após a revolução socialista de Mao tsé Tung, em 1949.
e) possível interferência militar norte-americana na China continental, que vem ameaçando invadir Taiwan caso esse país chinês insular continue a seafastar dos objetivos de integração propostos pela APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), bloco econômico do qual participam os EUA.
02. Observe o mapa a seguir.

Durante as duas últimas décadas, o espetacular crescimento econômico da China vem traçando uma linha
ascendente parecida com a de um foguete; mas seis em cada dez chineses não estão a bordo do expresso do futuro; longe das metrópoles,às margens do Pacífico, a pobreza domina a planície aluvial, as cadeias de montanhas e além delas, o Gobi, deserto maior e mais quente a cada virada de estação climática.
"Veja" 9/8/2006. [adapt.]
Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir sobre a estrutura territorial da China.
I. A região (A), de Xinjang-Uigur, Tibete e Mongólia Interior, éa mais povoada do país, com tradição agrária, grandes cinturões agrícolas e reservatório de mão-de-obra para os centros urbanos.
II. A região (B), de posição setentrional e de menores altitudes, apresenta uma economia voltada para as atividades primárias e utiliza técnicas ultramodernas de cultivo.
III. A região (C) se destaca pela existência de grandes cidades, como Xangai, e muitas das ZonasEconômicas Especiais (ZEEs), que funcionam como verdadeiros enclaves econômicos internacionalizados.
IV. A região (D), da Manchúria, dispõe de imensas reservas de carvão e minério de ferro, abrigando um grande conjunto de indústrias estatais de bens de produção.
V. A região (E), onde se localiza Taiwan, é considerada uma província rebelde desde a diáspora provocada pela Revolução Chinesa deMao-Tse-Thung.
Estão corretas apenas
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) III, IV e V.
d) I, IV e V.
e) I, III e V.
03. Depois de um período inicialmente conturbado, as antigas repúblicas da ex-União Soviética formaram um bloco denominado Comunidade dos Estados Independentes. Esta nova composição do espaço estratégico ex-soviético tende a
a) dar início a outro período da Guerra Fria, opondo estáComunidade ao Bloco da União Europeia.
b) se reagrupar em torno da Rússia, que ainda mantém a liderança econômica e geopolítica sobre a região.
c) excluir a Rússia uma vez que este país, mergulhado em crises econômicas, deixou de exercer a tradicional liderança.
d) excluir a Rússia, pois com os atuais conflitos étnicos enfrentados pelas antigas repúblicas não é mais possível qualquer...
tracking img