dpp aula tema 1 - mundo como você ve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Embora compartilhemos um mundo comum, as formas de percebê-lo podem variar de uma pessoa para outra. Isso explica porque cada pessoa reage à percepção daquilo que ela considera realidade de modo diferente de outra (Rothmann e Cooper, 2009, extraído do livro-texto, p.16). A essa maneira individual de perceber as coisas, chamamos visão de mundo.

No que diz respeito à visão de mundo,é correto afirmar que:
I) O tipo de educação e os valores familiares recebidos durante a formação afetam a visão de mundo da cada pessoa.
II) Existem visões de mundo diferentes, portanto as diferentes visões podem ser classificadas como certas e erradas, boas ou ruins.
III) A visão de mundo funciona como um ponto de referência a partir do qual cada pessoa pode interpretar e dar significado a realidade que acerca. 
IV) Como a cultura regional influencia a todos, pode-se afirmar que pessoas que vivem na mesma região têm visões de mundo idênticas.

Resposta correta: I e III estão corretas.
Comentário da resposta correta: É importante compreender que a visão de mundo é afetada por diversos fatores dentre eles a formação e o contexto em que se vive, bem como entender que cada pessoa tem a sua própriavisão de mundo.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question2
Notas: 1
Para responder esta questão, considere a frase abaixo, que foi atribuída a Santo Agostinho (on line):
“Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas.”
Fonte: Disponível em http://pensador.uol.com.br/autor/santo_agostinho, acesso em 01/12/2013.

Qual das ideias a seguirtraduz melhor o significado da frase:
Resposta correta: A maneira de perceber a realidade depende da visão de mundo de cada pessoa.
Comentário da resposta correta: Embora todas as afirmativas possam ser consideradas verdadeiras, apenas uma delas esta diretamente ligada à frase de Santo Agostinho.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question3
Notas: 1
Para responder a esta questão,primeiro analise a charge abaixo, obra do cartunista Duke satirizando as várias reinvindicações dos manifestantes durante os protestos no Brasil em Junho/2013.

Fonte: http://busca.uol.com.br/imagem/detalhes.html?q=protestos+charges&imgurl=http://imguol.com/c/noticias/2013/06/21/21jun2013

Há relação entre a mensagem da charge e alguns dos princípios propostos pela declaração chamada “The EarthCharter Initiative”. Identifique quais dos princípios podem fazer frente às críticas contidas na charge:
I) Prevenir dano como melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
II) Defender os direitos de todos, sem discriminação, para um ambiente social apoiado na dignidade humana, saúde e bem-estar espiritual, com especial atenção aosdireitos dos povos indígenas e minorias. 
III) Garantir a generosidade e a beleza da Terra para gerações presentes e futuras. 
IV) Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de modo equitativo e sustentável. 
V) Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e assegurar transparência e responsabilidade na gestão pública,inclusive na participação e tomada de decisão e acesso a justiça.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Resposta correta: II, IV e V.
Comentário da resposta correta: A charge retrata o movimento social que critica as falhas relativas à transparência e responsabilidade na gestão pública, ao abuso do poder econômico e a deficiência na prestação de serviços essenciais que são direitos doscidadãos. Os princípios citados atendem se relacionam diretamente a esses problemas.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question4
Notas: 1
Leia atentamente os textos a seguir:
Texto 1
A revolução tecnológica contribui na aproximação das pessoas, no autoconhecimento e no conhecimento do Planeta, por outro lado, poderá trazer riscos a humanidade (Souza, 2004, citado por Ozaki, 2011)....
tracking img