Dpoc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DPOC
A doença pulmonar obstrutiva crônica é considerada um dos maiores problemas de saúde pública do mundo e está número cada vez mais alto no ranking das causas de morbidade e mortalidade dasdoenças crônicas.
DEFINIÇÃO
Doença caracterizada pela limitação do fluxo aéreo, não totalmente reversível, geralmente progressiva e associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões, a partículasou gases nocivos.
Sendo considerada uma doença sistêmica que leva a significativa incapacidade, perda de produtividade e piora da qualidade de vida, que se agravam substancialmente com a progressãoda doença.
O conceito de qualidade de vida é uma das características principais em vários estudos sobre DPOC. Nesses pacientes, a queda é influenciada principalmente pela dispneia e pelo estadopsicológico depressivo.
Pacientes com DPOC moderada-grave tornam-se limitados a realizar algumas atividades, como trabalho, exercícios e até hobbies. Na mais avançada, ficam limitadas váriasatividades diárias, gerando mais descondicionamento e piorando a tolerância a exercícios.
Uma das principais causas da DPOC é a fumaça de cigarro, que pode gerar inflamação lesando diretamente os pulmões.SINAIS E SINTOMAS
Sinais: Hipersecreção, disfunção ciliar, limitação do fluxo aéreo, hiperinsuflação pulmonar, anormalidades nas trocas gasosas e hipertensão pulmonar.
Além dos pulmões, outros tecidostambém são afetados, como o musculoesquelético. Estudos demonstram que há diminuição da massa muscular em paciente com DPOC.
Dispneia: Ocorre quando há um desequilíbrio entre a necessidadeventilatória aumentada e a limitação da capacidade respiratória. A dispneia agrava-se durante as atividades físicas, pois a anormalidade ventilatória não suporta qualquer aumento de sua demanda, comoconsequência dessa limitação, há piora progressiva na qualidade de vida.

O grau de limitação ventilatória no paciente com DPOC, é o maior responsável pela perda do seu condicionamento muscular, mas...
tracking img