Dpoc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TEMA


Estudo de caso, relacionado ao tratamento e cuidados de enfermagem, ministrados aos pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC.






























2.0 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa propõe-se a apresentar os distúrbios respiratórios, dos quais procuramos fazer uma abordagem da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC, comenfoque no Enfisema Pulmonar; ressaltando a importância de uma assistência de enfermagem, individualizada e holística, na utilização da ventilação mecânica, oxigenoterapia e outros medicamentos utilizados no tratamento da doença referida.
A incidência da DPOC é maior em homens, e aumenta com a idade, principalmente, em tabagistas. Há muitas hospitalizações devido à descompesação respiratória porela provocada.
Esse trabalho aborda os aspectos clínicos e fisiopatológicos mais freqüentes que ocorrem no grupo DPOC, ou seja, Enfisema Pulmonar, enfatizando os cuidados de enfermagem e atuação da equipe, na administração das medicações.





















3.0 PROBLEMA

Dificuldade que o portador de DPOC, encontra com abstinência do tabaco e a poluição ambiental,principalmente no inverno, período no qual a umidade relativa do ar é alterada, e há mudanças bruscas do tempo.





























4.0 JUSTIFICATIVA

Este trabalho enfoca seu desenvolvimento justificando pela incidência da Patologia DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, nos grupos de riscos (tabagistas, idosos), principalmente, nos idosos, sendo uma doençaque apresenta como fator predominante, a lesão obstrutiva pulmonar, podendo desencadear várias seqüelas, e até mesmo, a morte do paciente portador.




























5.0 OBJETIVOS


5.1. OBJETIVO GERAL

O objetivo deste estudo é conhecer e evidenciar a assistência de enfermagem nos cuidados e na administração da oxigenoterapia e medicação ao pacientecom Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC.


5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Apresentar métodos adequados para o tratamento da DPOC.
• Ampliar os conhecimentos relativos à Doença e maneiras de evitá-la ou reduzir a descompesação respiratória por ela provocada.
• Aprender os cuidados de enfermagem.
• Dispensar um atendimento humanizado e holístico para o portador de DPOC.6.0 IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO:

6.1.1 Dados da Organização:
Nome da Organização: Hospital Unimed Betim
Endereço: Av. Governador Valadares, 619, Centro – Betim
Ramo de Atuação: Atividade de Atendimento Hospitalar
CNAE: 85.11-1

6.1.2. Histórico da Empresa:
O Hospital da Unimed é referência na região, com localização privilegiada, bem no centro da cidade.O mesmo possui infra-estrutura para atendimento de casos de alta complexidade, conta com CTI Adulto, Pediátrico e Neonatal, leitos coletivos e apartamentos, Laboratório Próprio, Serviço de Hemodinâmica e Endoscopia, além de Bloco Cirúrgico, no qual são realizadas cirurgias de médio e grande porte, em diversas especialidades.

A referida instituição possui também, um pronto atendimento paraatendimento de casos de urgência e emergência 24 horas por dia, proporcionando segurança e comodidade aos clientes.
Plantões presenciais:
- Clínica Médica
- Pediatria
- Cirurgia Geral
- Ortopedia/Traumatologia
- Ginecologia e Obstetrícia
Plantões de sobreaviso:
- Neurologia
- Neurocirurgia
- Cirurgia Pediátrica
No hospital Unimed Betim, são realizadas cirurgias de alta complexidade:
-Neurocirurgia
- Cirurgia Plástica
- Cirurgia Cardíaca
- Cirurgia do Aparelho Digestivo
O Pronto Atendimento Unimed Betim é preparado para atender os casos de urgência e emergência nas seguintes especialidades:
Ortopedia
Pediatria
Clínica Médica
Ginecologia e Obstetrícia
Cirurgia Geral
Intensivista
Anestesiologia
Sua infra-estrutura compreende:
19 Leitos  Apartamento
 30 Leitos...
tracking img