DPOC-CUIDADOS DE ENFEMAGEM

471 palavras 2 páginas
DPOC

CUIDADOS DE ENFERMAGEM:
Avaliar o grau de dispnéia e hipóxia;
Administrar os broncodilatadores;
Administrar os aerossóis;
Estimular tosse;
Drenagem Postural; (Técnica usada para auxiliar a remoção de secreções. Onde o paciente é colocado em posição, capaz de facilitar o fluxo das secreções das ramificações segmentares até as ramificações lobares, destas aos brônquios principais e a traquéia, sendo dai expulsas pela tosse ao ambiente. Padrões de respiração profunda, manobras de vibração no tórax, e incentivo à tosse, são associadas à drenagem postural com objetivo de acelerar o desprendimento da secreção até as vias aéreas proximais.
Monitorar e instalar oxigenoterapia;
Aspiração de Secreção;
Aumentar a oferta hídrica;
Promover repouso após alimentação;
Treinar a respiração diafragmática; (Reduz a freqüência respiratória, aumenta a ventilação alveolar, ajudando a expulsar a maior quantidade de ar possível durante a expiração. A respiração com os lábios semicerrados ajuda a expiração lenta, impede o colapso das pequenas vias aéreas e ajuda o paciente a controlar a freqüência e a profundidade da respiração, promovendo relaxamento, capacitando-o a controlar a dispnéia e a reduzir as sensações de pânico. ( Brunner & Suddarth, 2009)
Estimular a vacinação contra Influenza e Pneumocócica; ( Todo paciente com DPOC, deve receber anualmente uma dose dessas vacinas, para evitar que processos infecciosos agrave o quadro respiratório). (Drauzio Varella).

PLANO DE ALTA

Orientar quanto ao uso de medicamentos;
Estimular o não tabagismo;
Orientar quanto ao uso de Oxigênio; ( Explicar a velocidade de fluxo apropriada e o número necessário de horas de uso de oxigênio, bem como os perigos de alterações arbitrárias na velocidade do fluxo e duração da terapia. (Simmons & Simmons,2004).
Orientar ao acompanhamento médico;
Estimular a conservação de energia; (Tem por finalidade fazer com que o doente tenha menos dispnéia nas sua atividade de vida diária

Relacionados

  • Bulario
    5399 palavras | 22 páginas
  • Farmacos
    62085 palavras | 249 páginas