Downsizing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









Downsizing








Igor Augusto
Isadora Thamires
Marcelo José
Otávio Costa


















Betim
2010
Introdução

Downsizing é um sistema que as empresas utilizam para resolver problemas como o excesso de burocracia, perda de competitividade no mercado, nos departamentos pouco rentáveis, entre outros.
Antes de aplicá-lona empresa, ele precisa ser bem planejado, como todo projeto. Suas metas e objetivos devem ser bem definidos. Fatos na empresa devem ser coletados ate o início da aplicação.
A técnica do Downsizing, de um modo geral, tem como objetivo, além de fazer a empresa “perder alguns quilinhos”, reduzir o nível hierárquico dentro dela, assim delegando melhor o poder e diminuindo a burocracia em seuambiente.
A seguir falaremos mais um pouco do conceito de downsizing, como também de sua origem, etapas do projeto, objetivos e desvantagens.





































Downsizing

Downsizing (em português: achatamento) é uma das técnicas da Administração contemporânea, que tem por objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária, pois ela éfocada no centro da pirâmide hierárquica, isto é, na área de recursos humanos (RH).

Trata-se de um projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar consistente com o planejamento estratégico do negócio e cuja meta global é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível.

Em curtoprazo envolve demissões, achatamento da estrutura organizacional, reestruturação, redução de custos, e racionalização.

Em longo prazo revitaliza a empresa com a expansão do seu mercado, desenvolve melhores produtos e serviços, melhora a moral dos funcionários, moderniza a empresa e principalmente, a mantêm enxuta, de forma que a burocracia não venha a se instalar novamente, uma vez amenizadas aspressões.

O downsizing requer um projeto de racionalização planejado e de acordo com a visão estratégica dos negócios, as metas globais da organização e a partir da definição clara de seus objetivos.

O termo downsizing também é usado para definir uma situação onde sistemas originalmente hospedados em um computador de grande porte (mainframe) são adaptados para computadores de menor porte(mini/microcomputadores) e esse processo se dá em função da redução do porte da empresa ou do aumento da capacidade computacional dos computadores de menor custo.

Origem

O downsizing desenvolveu-se durante a década de 80, com o rápido desenvolvimento na tecnologia de microcomputadores, muitas empresas migraram os seus sistemas e o ambiente de execução, que eramgeralmente baseados em computadores de grande porte para esta plataforma. Observe abaixo algumas das condições que contribuíram para esta migração. 

Origens Empresariais 

Para as empresas quanto mais baixo for o nível hierárquico em que as decisões são tomadas melhores serão o seus resultados, para isso é essencial a diminuição da pirâmide da empresa, esta diminuiçãofacilita a comunicação. A chave para o sucesso de idéias como esta é a criação de sistemas que sejam pequenos (em termos de tamanho e não de potência), flexíveis e distribuíveis. 
O downsizing dos sistemas de informação tem sido associado ao conceito de eliminação dos excessos de burocracia da infra-estrutura nas empresas.

Alguns objetivos buscados comimplantação de um processo de downsizing são: 

· custos menores; 
· maior responsividade e tomadas de decisões; 
· menos distorções nas comunicações; 
· delegação de poder a pessoas de maior produtividade.

Objetivos

• Redução de custos;
• Rapidez na tomada de decisão;
• Resposta mais rápida às ações do concorrente;
• Comunicação menos distorcida e mais rápida;
•...
tracking img