download 1429133737457

1345 palavras 6 páginas
1. Quais os principais objetivos do sistema cardiovascular? Os principais objetivos do sistema cardiovascular são: transportar gases dos pulmões, como o oxigênio e o dióxido de carbono para os demais tecidos do corpo através do sangue; transportar nutrientes do tubo digestivo passando pelo sangue até alcançarem os tecidos do corpo onde se difundem para o liquido intersticial que banha as células; transportar resíduos metabólicos até os órgãos excretores; transportar hormônios como a colecistocinina que é responsável pela estimulação da vesícula biliar e a liberação de bile no duodeno; fazer um ''intercâmbio de materiais'' transportando substâncias de uma célula para outra; o transporte de calor também é feito pelo sangue através da distribuição homogênea ajudando na manutenção de uma temperatura adequada para todo o corpo; distribuir mecanismos de defesa como anticorpos e células e fagocitárias, e transportar plaquetas com função na coagulação sanguínea.
2. Resuma a estrutura do coração. Por que o coração é denominado ''duas bombas em uma''? O coração é dividido em quatro câmaras e considerado como duas bombas em uma. O átrio e o ventrículo direito formam a bomba direita, enquanto o átrio e o ventrículo esquerdo se combinam para formar a bomba esquerda. O lado direito do coração é separado do esquerdo por uma parede muscular denominada septo interventricular que impede a mistura do sangue dos dois lados do coração. O lado direito do coração bombeia o sangue pela circulação pulmonar, enquanto o lado esquerdo do coração libera o sangue para a circulação sistêmica.
3. Descreva o ciclo cardíaco e a atividade elétrica associada registrada por meio de um eletrocardiograma. Para haver o ciclo cardíaco é necessário a relação de volume (sangue x pressão) bombeamento sanguíneo = pressão arterial. Divide-se em sístole (contração = excitação) e em diástole (relaxamento = enchimento). Começa com o recebimento de sangue vindo das veias para os átrios (diástole atrial = enche de

Relacionados