Download 1413419455716 1

2009 palavras 9 páginas
Índice
Introdução 2
Crescimento Económico 3
Recursos Humanos 3
Recursos Naturais 4
Formação de Capital 4
Progresso tecnológico 4
Politica económica 5
Instrumentos da política económica 5
Politicas Macroeconómicas para promover o crescimento 5
A Poupança 5
Limites ao Crescimento 7
Caso Mocambique 7
Conclusão 9
Referencias Bibliográficas 10

Introdução
O presente trabalho da disciplina de Macroeconomia 2 aborda o tema de Crescimento, progresso tecnológico, politica económica poupança, tudo relacionado ao crescimento. O trabalho começa pela definição do crescimento de em seguida abordara sobre a política económica para o crescimento e como a poupança, o progresso tecnológico contribuem para tal. Por fim terá um breve pensar sobre o crescimento económico no nosso país. O trabalho foi feito por consulta bibliográfica.

Crescimento Económico
Segundo Samuelson e Nordhaus (1999), o crescimento económico representa a expansão do PIB potencial ou produto nacional de um país. Dito de outro modo, o crescimento económico ocorre quando a fronteira de possibilidades de produção de um país se desloca para fora. Os economistas que têm estudado o crescimento económico têm descoberto que a máquina de progresso económico tem de deslocar-sobre as mesmas quatro rodas, seja o país rico ou pobre. Estas quatro rodas, ou factores de crescimento são:
Recursos Humanos
Recursos Naturais
Formação de capital
Tecnologia
Muitas vezes, os economistas expressam a relação em termos de uma função produção agregada, que relaciona o produto nacional total com os factores e a tecnologia.

Q-Produto; K- Serviços produtivos de capital; L- factor trabalho; R- recursos naturais; A- nível de tecnologia na economia; F- função produção.
À medida que os factores de capital, trabalho ou recursos aumentam o produto também aumenta, apesar do produto apresentar rendimentos decrescentes com factores de produção adicionais. Pode-se pensar no papel da tecnologia como sendo o de aumentar a produtividade dos factores

Relacionados