Doutrinas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Doutrinas sociais no século XIX
As terríveis condições de traba­lho e de vida do proletariado indus­trial inspiraram alguns pensadores a questionar a sociedade capitalista. No começo do século XIX,surgiram os pensadores socialistas. Os principais foram os franceses Saint-Simon e Fourier e o inglês Charles Owen. Eles criticavam o individualis­mo capitalista e propunham a criação de umasociedade baseada na igualdade e no trabalho cooperativo.



Os mais destacados pensadores socialistas do século XIX foram os alemães Karl Marx e Friedrich Engels, autores do famoso Manifes­tocomunista (1848). Eles acusaram os outros socialistas de serem “utópicos”, ou seja, de não conseguirem mostrar como se poderia destruir o capitalismo e construir uma nova sociedade. (“Utopia” significa“sonho bonito, mas irrealizável”).
Socialismo Utópico

Pretendia transformar o capitalismo a partir de reformas graduais feitas pelo próprio Estado. Principais representantes:SAINT-SIMON (sociedade planejada por cientistas); LOUIS BLANC (Oficinas Nacionais); CHARLES FOURIER (Falanstérios); ROBERT OWEN (Trade Unions e Cooperativismo).

SOCIALISMO CIENTÍFICO

Naobra O capital (1867), Marx declara acreditar que tinha pro­vado cientificamente que o capitalismo seria sempre uma sociedade injusta e irracional. Pa­ra ele, o proletariado deveria se organizar e fa­zeruma revolução para tomar o poder, des­truir o capitalismo e o domínio da burguesia, e construir uma sociedade baseada na pro­priedade social (as empresas, as terras, os bancos etc. pertenceriam atoda a sociedade).

SOCIALISMO CRISTÃO:
.Propostas da Igreja Católica para os problemas oriundos do modo de produção
capitalista.
. Crítica ao liberalismo econômico e ao · socialismo.
.Efeitoscomportamentais e morais que incidiriam sobre a classe operária na defesa da
justiça social.
. Encíclica Rerum Novarum de 1821: rejeição à tese marxista da luta de classes e defesa
ao direito à...
tracking img