Doutrinas modernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOUTRINA CRISTÃ

I - INTRODUÇÃO

"E nos mandou pregar o Evangelho ao povo e testificar que Ele é que foi constituído por Deus, juiz de vivos e de mortos. Dele todos os profetas são testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crer recebe remissão de pecados"(Atos 10:42-43)

O versículo acima nos informa acerca da essência do Plano de Deus para o homem, por meio de JesusCristo e seus discípulos.

Este Plano existe deste a eternidade, é imutável, uma vez que Deus é verdade, justiça e a sua palavra não se desfaz.

Observando os tempos que antecederam a vinda de Cristo, como filho de Deus, para aqui se fazer homem, sujeito a dores e sofrimentos, constataram a existência do Plano de Deus para o homem, o qual foi anunciado por meio dos profetas de Deus, antecessoresa Doutrina Cristã.

Não obstante a vigência dos mandamentos divinos escritos por Moises, sob a ordenança de Deus (Êxodo 20:1 ao 17), o povo que teve o privilégio de ouvir a voz de Deus, ao falar dos céus com Moisés, desviou-se das leis, cultuando outros deuses, dando assim início a perpetuação de novas doutrinas, pois criaram imagens de esculturas e começaram a adorá-las como outros deuses,chegando ao cúmulo de adorar animais e serpentes como deuses sagrados.

Com o passar do tempo, surgiram os falsos profetas e seus adeptos, que se apoderando de alguns princípios de Deus, desenvolveram doutrinas diversas, nas quais é visivelmente detectável a intenção de afastar o homem da presença do Pai, atraindo-o para o materialismo. Estas doutrinas têm base espiritual fragmenta pela inexistênciados fundamentos divinos que norteiam o Plano de Deus, ou seja, a transformação do homem natural num ser espiritual, santificado, cuja essência seja o amor ao próximo e o temor a Deus.

Não estão mais ocultas as falsas doutrinas. Grandes religiões surgiram, estando em pleno desenvolvimento. Algumas perseguem e matam os seus semelhantes, simplesmente por estes terem outras convicções religiosas,a exemplo dos cristãos, que são odiados pelos mulçumanos, por não se deixarem persuadir por outro ensinamento, senão aquele ensinado por Jesus aos apóstolos.

O profeta Paulo ratifica que Deus já escolhera os que seriam salvos, desde antes da fundação do mundo, para serem santos e irrepreensíveis perante Ele e em amor nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo,segundo o beneplácito de sua vontade (Efésios 1:4-5).



II  ELO DE LIGAÇÃO DO HOMEM A DEUS

A ligação do homem a Deus se deu no Plano Eterno quando Deus o criou (Gênesis 2:7-8). Naquele tempo o homem dialogava com Deus (GN 3:7 ao 10), tendo o pecado da desobediência gerado a separação deste convívio direto, vindo o homem a ser expulso do jardim, ou seja, lhe foi tirada a guarda da árvoreda vida e dada aos querubins (Gn 3:24).

Batizados pelo nome de Adão e Eva se iniciam a peregrinação do homem sobre a terra. Fácil é detectarmos que a relação ou o elo de Deus com o homem se dá por meio do amor. Se no coração do homem existir o amor, este faz parte com Deus e significa que este homem tem qualidades que exprimem o caráter de Cristo (I João 4:7).

O exemplo narrado na Bíblia deter Deus se agradado da oferta de Abel e não da de Caim vem confirmar tudo que já narramos até aqui, neste estudo bíblico, pois Abel ofertou de suas premissas, daquilo que melhor dispunha para dar ao Pai, pois em seu coração existia o amor supremo pelo criador. Já Caim sentiu ciúmes e inveja do irmão, quando percebeu que Deus se agradara mais da oferta do irmão que da sua. Este fato provocou a irade Caim, a ponto de matar o próprio irmão.

O que concluímos ? Que existe algo forte e inexplicável no campo da subjetividade de Deus ao julgar, ou seja, algo que somente poderá ser visto e avaliado em cada ser pelo próprio Deus, não servindo de parâmetro ou exemplo a relação de cada um de nós com o Pai.

Mas algo claro e cristalino está exarado nas Escrituras Sagradas: Deus ama a todo...
tracking img