Doutrina social da igreja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Cristianismo e Cultura
Dezembro 2012
Professora Isabel Maria ALÇADA CARDOSO
Realizado por: Maria Carvalho, nº 150111210
Com base na Encíclica do PAPA BENTO XVI, documento pontifíciodirigido aos bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis tratando diversos assuntos desde da fé à doutrina social e no CONCÍLIO VATICANO II, que é um documento onde se discute e regulavários temas da Igreja Católica e que faz 50 anos no ano corrente, e ainda na matéria apreendida na aula, é possível retirar algumas ideias absolutamente essências acerca de como o homem deve a agir no quetoca à Economia e ao desenvolvimento para que possamos viver numa comunidade mais justa e sensata. Visto que estamos a tirar o curso de Economia/Gestão, é fundamental termos em mente estas ideias,para quando formos nós a tomar as decisões as tomemos com mais consciência.
Pegando primeiramente no contudo do Concílio. A vida económico-social deve promover o bem-estar de toda a sociedade, adignidade e a vocação integral da pessoa humana. Ou seja, deve ser lembrado de que acima de tudo, estamos sempre a falar de pessoas, e atualmente os homens parecem dominados por uma realidade em que a suapreocupação está em fazer lucro e caem no esquecimento do valor humano. Isto levou, claro, a desequilíbrios enormes que se verificam entre os países mais e os menos desenvolvidos, desequilíbrios estes,nas mais diversas áreas, como a agricultura, industria e serviços.
Com a conscientização deste problema, requerem-se diversas reformas na vida económico-social e sobretudo uma mudança dementalidade e de hábitos por parte de todos que nos levem aos princípios de justiça e equidade dados pela razão da vida individual, social e até mesmo internacional. O sagrado concílio dá algumas orientações noque toca a este desenvolvimento económico: o desenvolvimento económico deve ser feito ao serviço do homem, ou seja, deve-se progredir tendo em conta todos os que participam na produção de alguma...
tracking img