Doutrina de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
faculdade teológica betesda
Moldando vocacionados

AVALIAÇÃO–MÓDULO I
TEOLOGIA (Doutrina de Deus)

Suzano - SP, 07 de Março de 2011

NOME: THIAGO DE LIMA
RA: 18599

faculdade teológica betesda
Moldando vocacionados

1) Como o termo teologia era usado entre os gregos? E em relação aos cristãos?

Constituída de dois termos gregos: theos (deus) e logos (palavra, estudo) a palavrateologia significa de um modo amplo um discurso sobre Deus.
A palavra teologia não tem sua origem no mundo cristão. Na Grécia clássica encontramos esse termo ligado à filosofia. Platão foi o primeiro filósofo a fazer uso da palavra teologia. Com Platão o logos tinha um sentido estritamente filosófico e racional e se referia à palavra enquanto opositora ao mito. Já o termo theos significavaqualquer ser transcendente ou realidade divina.
Aristóteles ao fazer uso do termo teologia em sua filosofia conceberá a teologia como ciência que indaga sobre o ser divino.
Somente a partir do século IV a palavra teologia é usada no universo literário cristão. A Igreja que começaram a chamar a reflexão sobre Deus de teologia. Santo Agostinho em sua obra De Cevitate (Cidade de Deus) leva o uso dapalavra teologia a uma especificidade cristã. Para Agostinho a teologia não se resume a um discurso genérico sobre a divindade, como pensavam os gregos, mas uma reflexão sobre a essência do Deus da Revelação.
O que vai mudar com a reflexão cristã não é a etimologia da palavra teologia, mas o seu significado. Para os cristãos o logos não é uma palavra no sentido genérico, mas aquela que toma forma napessoa de Jesus, o verbo encarnado. O theos na concepção dos cristãos não se refere a qualquer divindade, mas trata-se do Deus da Revelação bíblica.
No período da Escolástica, Tomás de Aquino ao apropriar-se do pensamento de Aristóteles passa a conceber a teologia como ciência especulativa que faz uso de um saber racional e científico.
No início da idade moderna a Reforma Protestante, negandoqualquer forma de teologia especulativa, propõe uma teologia prática. Lutero faz uso da palavra teologia ligando-a com a história e com a vida de fé do cristão.
Portanto, ao longo da história a palavra teologia sofreu mudanças em seu significado, principalmente quando o cristianismo da um novo significado o uso do termo.

2) Faça um breve comentário sobre a existência de Deus.
Contar sobre aexistência de principio parece ser uma tarefa árdua mais não é, pois como Ele se revelou a Moisés sendo o EU SOU tudo que Ele é por excelência, pois é o principio de tudo que foi criado antes Dele não existe nada nem o nada existe Ele é a causa de tudo que há como já foi tido tenho que desejá-lo, pois desde o principio Ele se revela nas palavras inspiradas da Bíblia por Ele mesmo e em sua natureza.Primeiramente o cristão tem que colocar a fé em pratica para que Ele venha a existir interessante, pois é Ele que nos dá a fé mais bem está idéia da existência de Deus não é somente reservada para sábios e filósofos. Olhar a grandeza do universo e sentir e ter certeza de sua existência nas Escrituras Sagradas sua revelação é progressiva e diversificada, ou seja, na revelação geral natureza ehistória e a revelação especial por meio do seu Filho Jesus a qual o Espírito Santo habitou. Com isto em mente, não é de surpreender que a maioria dos seres humanos admita um certo grau de crença em Deus. Deus existe então a uma manerira de se vir como seu Filho Jeusus Cristo.

3) Qual é a diferença entre ateu prático e ateu teórico?
Ateísmo teórico ou filosófico, mais intelecual, nega aexistência de Deus fundamentando-se num processo de raciocínio.
O ateísmo prático não reconhece a existência de Deus, e seus adeptos vivem como se Ele de fato não exixtisse.

4) Diferencie os atributos comunicáveis de Deus dos incomunicáveis?
Atritutos comunicáveis são aquele que Deus compartilha com o homem como sabedoria, santidade, amor, justiça (retidão) e fidelidade. È atravez destes...
tracking img