Doutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PÓS EAD
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Comparativo entre Metodologias
no Desenvolvimento de Software – Ágil X Clássicas

2013

Comparativo entre Metodologias
no Desenvolvimento de Software – Ágil X Clássicas

Florianópolis
2013

SUMÁRIO

TEMA.................................................................................................. 4PROBLEMA........................................................................................ 5

JUSTIFICATIVA.................................................................................. 6

OBJETIVO GERAL ............................................................................ 6

OBJETIVO ESPECÍFICO ................................................................... 6

REVISÃO DA LITERATURA............................................................. 7

METODOLOGIA ................................................................................ 9

REFERÊNCIAS................................................................................. 10

TEMA
A engenharia de software pode ser vista como um processo, composto de atividades e tarefas, que abrange todos os aspectos da produção de software.Ela auxilia no desenvolvimento/evolução do software, fazendo com que sua construção seja realizada dentro de determinados parâmetros de: custo, tempo, escopo e qualidade (da Rocha et al., 2001).
Os processos de construção de software tradicionalmente utilizados, conhecidos como metodologias tradicionais (iterativas) ou "pesadas", são geralmente aplicados em situações onde os requisitos do sistemasão estáveis e requisitos futuros são previsíveis. Tais processos possuem, como uma de suas características, o alto custo para realizar alterações e correções. Nessa forma de desenvolvimento, o software é todo planejado e documentado antes de ser implementado (PRESSMAN 2001).
Como alternativa às metodologias tradicionais, surgem as metodologias ágeis. Essa nova forma de desenvolvimento visa aconstrução de software de forma rápida e consistente. Entre outros aspectos , essa abordagem sugere a existência de equipes pequenas e multidisciplinares, prazos de entrega curtos e frequentes e ambientes de desenvolvimento dinâmicos, onde a criatividade e inovação são características necessárias. Tais metodologias possibilitam a realização de alterações e correções dos requisitos de forma rápida ecom baixo custo (SOMMERVILLE 2003).
Os adeptos das metodologias tradicionais acreditam que a melhoria e a definição do processo utilizado tem influência direta no aumento da qualidade do produto (BECK 2000).
Nas metologias ágeis, o enfoque deixa de ser os processo e passa a ser as pessoas, o que aumenta a importância delas no processo de desenvolvimento, porém, os processos continuam a existir.PROBLEMA
O sucesso de um projeto de desenvolvimento de software começa no devido planejamento e na escolha de uma metodologia compatível com as características do mesmo.
A etapa do planejamento deve estruturar o processo de desenvolvimento em torno dos recursos disponíveis, que são: orçamento, força de trabalho, tempo, visando à entrega de um produto de qualidade que atenda às necessidades docliente dentro do prazo previsto.
À medida que as organizações tornam-se cada vez mais dependentes da indústria do software, ficam mais evidentes os problemas relacionados ao processo de desenvolvimento de sistemas: alto custo, alta complexidade, dificuldade de manutenção, e uma disparidade entre as necessidades dos usuários e o produto desenvolvido (SOMMERVILLE, 2003).
Acreditando que o processoutilizado é um dos motivos para a ocorrência desses problemas, um segmento crescente da Engenharia de Software vem defendendo a adoção de processos mais simplificados conhecidos como métodos ágeis, que visam a desburocratização das atividades associadas ao desenvolvimento. Os métodos ágeis têm despertado um grande interesse entre a comunidade de desenvolvimento de sistemas. E, acredita-se que devido...
tracking img