Doutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fósseis misteriosos seriam de nova espécie humana
Povo de cavernas chinesas pode acrescentar uma linhagem à história de nossa evolução
RENATO GRANDELLE
[pic]
Ilustração mostra como seria um homemdo povo do veado vermelhoREPRODUÇÃO/PETER SCHOUTEN

Quatro indivíduos de cérebro arredondado, rosto curto e mandíbula recuada podem escrever um novo capítulo da evolução humana. Seus fósseis, queteriam entre 11 mil e 14,5 mil anos, foram encontrados em duas cavernas no sul da China há décadas, mas só agora estudados por arqueólogos. Como ainda não foi possível extrair o DNA do material, ospesquisadores ignoram se esses hominídeos seriam Homo sapiens ou integrantes de uma nova espécie. Algo, porém, já é certo: a descoberta leva os holofotes à Ásia, continente que, mesmo concentrando maisde metade da população global, quase nada sabe sobre o início de sua ocupação.

A mistura de traços modernos e arcaicos nos vestígios encontrados denuncia uma população que sumiu sem deixardescendentes. Além de ser um sinal de que, da África, berço da nossa espécie, saíram tipos mais diversos do homem moderno do que a ciência imaginava. Por falta de uma definição biológica, os indivíduosdescobertos estão sendo chamados pelos cientistas de “povo do veado vermelho”. Dois motivos: uma das cavernas onde estavam os fósseis chama-se Maludong (“veado vermelho”); além disso, o animal fazia parte docardápio desses hominídeos.

Em Maludong, que já foi uma pedreira, os fósseis foram encontrados em 1989; em Longlin, a outra caverna, a descoberta ocorreu dez anos antes. Mas, por falta deinteresse ou estrutura, as peças permaneceram em gavetas até 2008, quando uma equipe liderada pelo antropólogo Darren Curnoe, da Universidade de New South Wales, na Austrália, comparou o material das duaslocalidades e foi atrás de novos vestígios. Mesmo situados em províncias diferentes — embora ambos no sul da China —, todos pertencem aparentemente ao mesmo povo.

O que mais surpreendeu Curnoe e sua...
tracking img