Doutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação do Aprendizado Presencial com Apoio de Metodologia de Educação a Distância: a Visão dos Discentes

Jailson de Oliveira Arieira (UNIP/UNIPAR) jarieira@unipar.br
Cláudia Regina Dias-Arieira (UEM) crdiasarieira@brturbo.com.br
José Paulo Alves Fusco (UNIP) jpafusco@uol.com.br
José Benedito Sacomano (UNIP) sacomano@terra.com.br
Maria Odette de Pauli Bettega (SENAC-PR)mbettega@senac.com.br


Resumo
A Educação a Distância é um importante movimento no contexto educacional que ganhou espaço recentemente devido ao impulso que recebeu com o desenvolvimento das ferramentas de informática e de comunicações. É nesse contexto que o presente trabalho se insere, abundância de recursos tecnológicos, rapidez nas comunicações, maior interatividade via internet e exigência decapacitação por parte do mercado de trabalho. O presente trabalho teve como objetivos: evidenciar a posição dos acadêmicos do ensino presencial sobre a metodologia de educação à distância; avaliar os pontos fortes e pontos fracos da metodologia na opinião dos acadêmicos; avaliar a percepção dos acadêmicos em relação às vantagens e desvantagens da metodologia de educação a distância em relação ao ensinopresencial. Foi realizada uma pesquisa com questionários semi-estruturados com um grupo de 30 acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior. Com relação aos resultados obtidos, merece atenção a forma com que os acadêmicos receberam e se inseriram na dinâmica do ensino on line. A maioria dos alunos mostrou-se satisfeita com os resultados alcançados e com as possibilidades que a plataforma deensino a distância permite para a complementação do aprendizado. Verificou-se que os acadêmicos reconhecem a importância da Educação a Distância, mas preferem ainda o modelo tradicional do ensino presencial. Vale ressaltar que o trabalho trata-se de um estudo exploratório, onde foram levantadas questões sobre o assunto, as quais deverão ser melhor exploradas e discutidas em outros trabalhos, taiscomo:como os acadêmicos gostariam de utilizar a ferramenta Moodle; quais os aspectos ou fatores são motivadores do estudo a distância.
Palavras-chave: tecnologia da informação; educação a distância; aprendizado

Introdução
O mundo atual é marcado por uma série de mudanças que estão afetando o modo de ver, viver, ser e de pensar do homem. Esse movimento, cujo lado mais explorado e comentadoé denominado globalização, vem se acirrando e se acelerando nas últimas décadas. Produtos são lançados cada vez mais rapidamente, os empregos têm se modificado, muitas profissões sumiram, e outras tantas surgiram nos últimos cinqüenta anos.
Esse processo de aceleração das mudanças tem ocorrido em paralelo ao avanço tecnológico, mais intrinsecamente associado à evolução das tecnologias dainformação e da comunicação (TIC’s). A sociedade do século XX e início do século XXI vive momentos de grandes transformações, o tempo já não tem o mesmo significado, as distâncias já não representam mais limitações significativas para a comunicação e intercâmbio entre as pessoas e as sociedades.
Nesse contexto, várias mudanças foram introduzidas no seio da sociedade, mudanças essas que vãodesde preferências até modos de avaliar o papel de cada pessoa na sociedade e na comunidade. Questões e certezas, tidas como inabaláveis até poucas décadas, caíram por terra; dogmas estão sendo revistos; e até mesmo nossa ação no planeta está sendo questionada.
Assim, também a educação e o sistema educacional têm sido pressionados para caminhar por novos rumos. A educação tradicionalsofre uma crítica por não conseguir dar respostas e formar os profissionais que são demandados pela nova realidade. Além disso, percebe-se hoje que existem mais dúvidas que respostas para esse processo. Uma única certeza pode-se tirar dessa discussão, o modelo tradicional não é capaz de atender aos anseios e necessidades da sociedade atual, no entanto, um novo modelo que seja eficaz ainda não foi...
tracking img