Doutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista de Exercícios de Recuperação do 4° Bimestre
Professor (a) Eliane Aluno (a) Data: Disciplina: Física 2º ano nº Lista de Exercícios de Recuperação Nota: _______

Bimestre: 4º

INSTRUÇÕES GERAIS PARA A ENTREGA I. II. III. IV. V. Leia atentamente As questões. Responda com atenção as questões. Responda as questões à caneta. Evite borrões e rasuras. A lista deverá ser entregue em folhasulfite juntamente com a folha de questões. Não é necessário a cópia dos enunciados.

Matéria de recuperação: Espelhos, Lentes, lei de snell  A lista deve ser entregue no dia da prova de recuperação.  Faz parte da lista a refacção da avaliação bimestral recebida juntamente com o boletim.  Os testes devem ter resolução e/ou justificativa. 01. (CESGRANRIO) Um objeto de altura O é colocadoperpendicularmente ao eixo principal de um espelho esférico côncavo. Estando o objeto no infinito, a imagem desse objeto será: a) real, localizada no foco; b) real e de mesmo tamanho do objeto; c) real, maior do que o tamanho do objeto; d) virtual e de mesmo tamanho do objeto; e) virtual, menor do que o tamanho do objeto.

02. (PUC) Em um farol de automóvel tem-se um refletor constituído por um espelhoesférico e um filamento de pequenas dimensões que pode emitir luz. O farol funciona bem quando o espelho é: a) côncavo e o filamento está no centro do espelho; b) côncavo e o filamento está no foco do espelho; c) convexo e o filamento está no centro do espelho; d) convexo e o filamento está no foco do espelho; e) convexo e o filamento está no ponto médio entre o foco e o centro do espelho. 03.(UFES) Um objeto está sobre o eixo de um espelho esférico côncavo. A distância entre o objeto e o espelho é maior que o raio de curvatura do espelho. A imagem do objeto é: a) real, não invertida, menor que o objeto; b) real, invertida, maior que o objeto;

2 c) real, invertida, menor que o objeto; d) virtual, não invertida, maior que o objeto; e) virtual, invertida, menor que o objeto. 04. (VUNESP)Um pequeno prego se encontra diante de um espelho côncavo, perpendicularmente ao eixo óptico principal, entre o foco e o espelho. A imagem do prego será: a) real, invertida e menor que o objeto; b) virtual, invertida e menor que o objeto; c) real, direta e menor que o objeto; d) virtual, direta e maior que o objeto; e) real, invertida e maior que o objeto.

05. (MACKENZIE) Diante de um espelhoesférico côncavo coloca-se um objeto real no ponto médio do segmento definido pelo foco principal e pelo centro de curvatura. Se o raio de curvatura desse espelho é de 2,4m, a distância entre o objeto e sua imagem conjugada é de: a) 0,60m b) 1,2m c) 1,8m d) 2,4m e) 3,6m 06. (UCS) Um espelho esférico conjuga a um objeto real, a 40cm de seu vértice, uma imagem direita e duas vezes menor. Pode-seafirmar que o espelho é: a) côncavo de 40 cm de distância focal; b) côncavo de 40cm de raio de curvatura; c) convexo de 40cm de módulo de distância focal; d) convexo de 40cm de raio de curvatura; e) convexo de 40cm como distância entre o objeto e a imagem. 07. (ITA) Um jovem estudante para fazer a barba mais eficientemente, resolve comprar um espelho esférico que aumente duas vezes a imagem do seurosto quando ele se coloca a 50cm dele. Que tipo de espelho ele deve usar e qual o raio de curvatura? a) Convexo com r = 50cm. b) Côncavo com r = 2,0m. c) Côncavo com r = 33cm. d) Convexo com r = 67cm. e) Um espelho diferente dos mencionados.

3 08. (FUND. CARLOS CHAGAS) Uma lente, feita de material cujo índice de refração absoluto é 1,5, é convergente no ar. Quando mergulhada num líquidotransparente, cujo índice de refração absoluto é 1,7, ela: a) será convergente; b) será divergente; c) será convergente somente para a luz monocromática; d) se comportará como uma lâmina de faces paralelas; e) não produzirá nenhum efeito sobre os raios luminosos. 09. (UFSM - RS) Um objeto está sobre o eixo óptico e a uma distância p de uma lente convergente de distância f. Sendo p maior que f e menor...
tracking img