Doutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| | | |
O acidente na usina de energia nuclear de Fukushima Daiichi traz comparações com o desastre de Chernobyl em 1986. Segundo alguns especialistas, apesar de muito diferentes, as consequências podem ser tão ruins, ou piores, se as autoridades do Japão não conseguirem evitar um derretimento.

[pic]Ampliar Esta Imagem
Reuters
O telhado danificado do reator nº 1 na usina nuclear deFukushima Daiichi depois da explosão que destruiu a parte superior da estrutura é visto nessa foto de divulgação liberada pela Tokyo Electric Power Company (TEPCO) na província de Fukushima, nordeste do Japão, em 12 de março. Autoridades do país, que lutam para conter a pressão crescente nos reatores nucleares danificados por um imenso terremoto, foram forçadas a liberar vapor radioativo de uma usina em12 de março, após evacuar milhares de moradores da área. A TEPCO também informou que o combustível pode ter sido danificado pelos níveis decrescentes de água nas instalações de Daiichi, uma de suas duas usinas de energia nuclear em Fukushima, cerca de 240 km ao norte de Tóquio.
[pic]
[pic]
O telhado danificado do reator nº 1 na usina nuclear de Fukushima Daiichi depois da explosão que destruiu aparte superior da estrutura é visto nessa foto de divulgação liberada pela Tokyo Electric Power Company (TEPCO) na província de Fukushima, nordeste do Japão, em 12 de março. Autoridades do país, que lutam para conter a pressão crescente nos reatores nucleares danificados por um imenso terremoto, foram forçadas a liberar vapor radioativo de uma usina em 12 de março, após evacuar milhares demoradores da área. A TEPCO também informou que o combustível pode ter sido danificado pelos níveis decrescentes de água nas instalações de Daiichi, uma de suas duas usinas de energia nuclear em Fukushima, cerca de 240 km ao norte de Tóquio.
O derretimento ocorre quando o combustível nuclear - normalmente urânio ou plutônio - no núcleo do reator aquece a ponto de derreter. Os materiais radioativosemitem calor juntamente com radiação nuclear e é esse calor que transforma a água no reator em vapor para mover as turbinas e gerar eletricidade. Os reatores são resfriados por água bombeada através do núcleo. Se esse sistema falhar, o núcleo se aquece até que o combustível nuclear derrete, correndo o risco de rompimento do vaso de contenção.

Arjun Makhijani, presidente do Instituto de PesquisasEnergéticas e Ambientais, um grupo de vigilância nuclear, disse que as emissões radioativas de curto prazo não são tão ruins quanto as de Chernobyl, mas o reator de Fukushima pode liberar mais material radioativo de longo prazo.

• [pic]EMAIL [pic]IMPRIMIR
• TAMANHO DO TEXTO: [pic][pic]
• [pic]COMPARTILHAR
• RATE: [pic][pic]
Em Chernobyl, uma falha no sistema de resfriamentojunto com um erro do operador fez com que a água no vaso do reator fervesse a ponto de explodir o topo do vaso de contenção do reator. Além disso, o projeto de Chernobyl usava grafite para moderar e controlar a reação. O grafite desempenha bem esse papel, mas é exatamente a mesma substância que briquetes de carvão vegetal, que queimam se aquecidos o suficiente.

Quando o vaso do reator de Chernobylexplodiu, lançou blocos de grafite quentes, que ficaram expostos ao ar, piorando uma situação que já era ruim. Neste acidente, grande parte da liberação de radiação foi devido ao incêndio e ao escape de uma nuvem de gás e poeira radioativos na atmosfera superior, composta em sua maioria por césio-137, iodo-131 e estrôncio-90, todos com meias-vidas que são medidas em dias ou anos.

Os reatoresjaponeses usam uma concepção bem diferente. As hastes de controle são feitas de metais que absorvem nêutrons e não pegam fogo. Adicionalmente, há um prédio de contenção enorme que cerca o reator, em parte só para cuidar desse tipo de emergência.

Porém, a usina de Fukushima possui muito combustível nuclear usado em uma piscina d'água acima do reator. Manter o combustível usado resfriado...
tracking img