DOURADOS MS

Páginas: 18 (4254 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2014
ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO POVOAMENTO E DA COLONIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE DOURADOS
Até meados do século XIX, toda a porção meridional do estado de Mato Grosso do Sul era quase desabitada, apesar de estas terras já terem sido percorridas pelos espanhóis, jesuítas, bandeirantes e alguns mineiros e paulistas originários da região de Santana do Parnaíba. No ano de 1857, existiam somente três grandesmunicípios: Santana do Parnaíba, Corumbá e Miranda.
No ano de 1856, o governo imperial, através do Decreto-lei n° 1754, criou a Colônia Militar dos Dourados, tendo em vista os seus interesses de ordem política e de segurança interna. Nesta época a região compreendida entre os rios Santa Maria e Dourados era habitada exclusivamente por grupos indígenas que se opunham à entrada de homens brancos.
AColônia Militar dos Dourados foi instalada em 10 de maio de 1861, por João Crisótemo Moreira, Comandante Interno, acompanhado de um engenheiro militar, um sargento-colono engajado, um civil e 15 soldados, sendo alguns inválidos.
LOCALIZAÇAO DA COLONIA MILITAR DOS DOURADOS


No fim do século XIX, o território ocupava-se apenas com fazendas e ainda se nota a ausência de povoados. O rioIvinhema serviu de caminho para imigrantes paranaenses, paulistas, argentinos e gaúchos. Em 1907, foi aberto o Porto Quinze, facilitando as correntes migratórias.
Criou-se o distrito de paz de Dourados pela lei nº 658 de 15/06/1914, ligado ao município de Ponta Porã. Percebe-se que a cidade não surgiu de forma espontânea, devido o traçado que ela possui até hoje. Inicialmente, casas e comércio seconfundiam, porém com o crescimento da cidade, o centro passou a ser onde surgiu a cidade, e as casas tomaram um lugar próprio.
As primeiras casas douradenses eram simples, de tábua, coberta de tabuinhas. A primeira casa construída, pertenceu a Januário Pereira Araújo no ano de 1911, que seria a primeira edificação da atual Avenida Marcelino Pires, onde depois se edificou o Bar e Restaurante MeuCantinho. Em 1913, o Povoado se elevou de 1 para 5 casas.
Neste momento já se nota que algumas famílias, de alguma forma, se destacam no povoado. São pioneiros que compõem o agrupamento humano que daria, mais tarde, origem à cidade de Dourados. A estrutura familiar é patriarcal. A vida urbana é quase que constituída de famílias. São casas esparsas de famílias que já manifestam a necessidade deorganizar o espaço urbano. Estas famílias se destacam de várias formas: participando da política local e regional; integrando comissões para construção de igrejas; lutando por escolas; abrindo casas comerciais ou mesmo trabalhando na terra. Todos estes esforços vão convergir no sentido de criar situação para que Dourados possa se emancipar de Ponta Porã.
Em 20 de dezembro de 1935, com áreas desmembradasdo município de Ponta Porã, através do Decreto nº 30 do então Governador do Estado, Sr. Mário Corrêa da Costa foi criado o município de Dourados.

OS INDÍGENAS
Antes do advento do colonizador branco, as terras que hoje pertencem ao Município de Dourados, eram habitadas principalmente pelas tribos Terenas e Kaiwás, cujos descendentes ainda podem ser encontrados em reserva indígena, localizadaao lado do perímetro urbano de Dourados.
O Parque Indígena de Dourados foi fundado em 1925, quando o inspetor Major Nicolau Horta Barbosa começou a demarcar sua área, tendo em vista o Decreto n° 401, de 3 de setembro de 1915. Devido certos conflitos territoriais, foi necessário criar uma área especial de moradia para os índios, sendo que os que estavam dispersos passaram a viver neste local.O INÍCIO DO POVOAMENTO NO MUNICÍPIO DE DOURADOS
Com o término da Guerra do Paraguai (1870), deu-se o início de povoamento mais efetivo da região, apesar já ter sido ela percorrida pelos espanhóis e pelos bandeirantes que buscaram por riquezas naturais e pelo elemento indígena, causado principalmente pela fixação de ex-combatentes; pela vinda de gaúchos, fugitivos da conseqüências da revolução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caf
  • Sistema Silvipastoril em Dourados
  • Multiculturalidade em Dourados
  • Inventário Turístico de Dourados-MS
  • Lei ambiental de dourados ms
  • Economia Dourados MS
  • Historia de dourados-ms
  • reforma e ampliação do aeroporto de Dourados MS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!