Dourado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO





LILIAN APARECIDA CENCI PERBONI








MODA, MEMÓRIA E CULTURA: CRIATIVIDADE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO.







Cuiabá-MT
2011




LILIAN APARECIDA CENCI PERBONI








MODA, MEMÓRIA E CULTURA: CRIATIVIDADE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO.Projeto de Doutorado











Cuiabá-MT
2011


























A relação do indivíduo com seu corpo ocorre sob a égide do domínio de si. O homem contemporâneo é convidado a construir o corpo, conservar a forma, modelar sua aparência; ocultar o envelhecimento ou a fragilidade, manter sua “saúde potencial”. O corpo éhoje um motivo de apresentação de si.
(Breton, 2008, p.30-31)




RESUMO
Este projeto possui como centro de sua prerrogativa a relação Educação e Moda. A vida em sociedade é regida pelas normas educacionais, pela etiqueta, pelo vestuário, pela linguagem e por tudo aquilo que entendemos e indagamos como costumes sociais e que nos remete a memória de umadeterminada cultura. Se há uma história da moda voltada a cada estilo e até mesmo tipo físico, há também uma formação que esta interagindo e se comunicando com os diferentes modos de viver, pensar, e agir dos indivíduos em prol de processos criativos e inovadores. O corpo é ampliado através das linguagens simbólicas e adornos das mais variadas criações. Este mesmo corpo é o centro do olhar daquele queo admira e ao mesmo tempo vitima do pensamento que o condena. A moda faz parte deste processo porque nasce em nossa sociedade Brasileira negando a sua própria identidade, em prol de costumes afrancesados que até hoje despertam paixões e interesses. Por este motivo, pensar a moda através dos processos criativos e de capacitação da formação de seus profissionais, é o grande viés que a educação podehoje proporcionar enquanto fonte de pesquisa e precursora do ato do educar seja em grupo ou de forma individual. Pois, diferentemente do que se pensa, os grandes ícones da indumentária se fartam em todas as teorias para edificar seus trabalhos que são verdadeiras histórias em linguagem visual, e de fontes de inesgotável pesquisa com aparato em imagens e análise constante de como se interagir com omundo. Por este motivo julgo a importância da análise da educação sobre a temática da moda e os seus diversos interlocutores nas ciências humanas.
Palavras-chave: MODA, EDUCAÇÃO, CULTURA, MEMÓRIA, CRIATIVIDADE.


















INTRODUÇÃO
Para se apaixonar pelo assunto da Moda basta ter em mãos um livro de ‘História da Moda’[1]. Ao folheá-lo começa-se aentender o encanto que este assunto pode proporcionar. Entre diferentes culturas, povos, nações e períodos compreende-se o poder que a indumentária tem em todos os âmbitos de uma sociedade. Hoje não é apenas um mercado de consumo desenfreado que objetiva somente lucros irracionais. Aliás, toda a sua estrutura é extremamente racional e exige muito estudo de diferentes vertentes como a psicologia,sociologia, filosofia, antropologia e porque não a nossa tão querida área da educação?
Não há o grande detentor deste conceito. Nem há comodidade em tratá-lo. Há um sistema de significação que esta em constante mudança. Na sociologia ela é explorada desde Spencer; na literatura por descrições em romances como os de Balzac, Michelet, Proust e muitos outros; e em nosso cotidiano, que éinfluenciado e bombardeado por todos os meios imagináveis que a mídia pode alcançar.
Roland Barthes (2009) um dos autores mais fantásticos sobre o assunto, procura analisar por exemplo, como os seres humanos constroem sentido com o vestuário e a fala, procura desvendar como: vestuário, linguagem, escrita, imagem e outros assuntos sobre Moda requerem uma análise, e se a tiver que tipo de...
tracking img