Doug Lemov um educador americano que dirige a Uncommon Schools

350 palavras 2 páginas
Doug Lemov é um educador americano que dirige a Uncommon Schools (Escolas Incomuns), umaassociação de 16 escolas que ensinam, principalmente, crianças de famílias carentes.
Lançou o livro Teach Like a Champion (Aula Nota 10), no ano de 2011, com técnicas de ensino elaboradas a partirda observação da atuação de bons professores.

Partiu da questão: Porque alguns professores conseguiam ensinar tão mais que outros, a alunos de mesma condição social? A primeira etapa pararesponder a essa pergunta foi identificar os professores de sucesso. Para achá-los cruzou as notas de alunos em avaliações nacionais com o índice de pobreza e violência das comunidades em torno dasescolas. Aplicou esse método classe por classe, até encontrar as maiores notas entre aqueles que todos acreditavam que fracassariam. Após esse passo, Lemov observou durante cinco anos, a prática de cada umdesses professores de sucesso, comparando com a pesquisa de Jim Collins, autor dos livros: Feitas para Durar e Empresas Feitas para Vencer.
Assim, começou a montar uma lista do que os professoresfaziam, focando nas técnicas que diferenciavam os professores excelentes daqueles que eram apenas bons.

Por fim, obteve um conjunto de anotações de campo sobre o trabalho de mestres, mostrando asferramentas necessárias para o trabalho em escolas públicas de periferia, que recebem alunos pobres e com oportunidades que se fecham rapidamente.
Apesar de serem universais, as técnicas de DougLemov foram compiladas partindo da premissa de que todos os professores possuem domínio completo do conteúdo oug Lemov, especialista em efetividade do aprendizado, apresenta 49 técnicas para que os professores possam obter sucesso em fazer os alunos aprenderem. Além das 49 técnicas que englobam as seguintes áreas - Criar altas expectativas acadêmicas; Planejar para garantir um bom desempenho acadêmico; Estruturar e dar aulas; Motivar os alunos nas suas aulas; Criar uma forte cultura escolar; Estabelecer e manter altas expectativas

Relacionados

  • aula nota 10
    349 palavras | 2 páginas
  • Resenha do livro aula nota 10
    2807 palavras | 12 páginas
  • Resumo aula nota 10
    3908 palavras | 16 páginas