DOUCUMENTÁRIO: UMA VERDADE INCONVENIENTE (Resumo)

784 palavras 4 páginas
DOUCUMENTÁRIO: UMA VERDADE INCONVENIENTE O documentário Uma verdade Inconveniente (2006), monstra a jornada internacional de alerta sobre o aquecimento global feita por Al Gore, que iniciou uma série de palestras sobre o tema após sua derrota nas eleições presidenciais de 2000 para George W. Bush. Al Gore, transmite ( através de gráficos, imagens...) dados concretos, resultantes de pesquisas desenvolvidas por cientistas, mostrando a influencia do homem nas mudanças climáticas ocorridas por todo o mundo (enchentes, secas, furacões...), além de possíveis saídas para evitar uma catástrofe climática nos próximos tempos. Ao longo dos anos, foi feita uma medição do dióxido de carbono na atmosfera e foi possível observar, através de um gráfico, que os valores de dióxido de carbono aumentavam cada vez mais com o passar do tempo e, curiosamente apresentavam oscilações no Hemisfério Norte no Verão: mais vegetação, logo mais plantas que absorvem o dióxido de carbono e no Inverno: há mais dióxido de carbono visto que as plantas caem, libertando-o.

Está cientificamente provado que a emissão de gases para a atmosfera é causado pelo ser humano e tem aumentado ao longo do tempo. Grandes quantidades de dióxido de carbono enviadas para a atmosfera aumentam a temperatura à face da Terra já que estes gases retêm o calor – efeito de estufa, levando a um aquecimento global. O Segundo os gráficos apresentados por Al Gore, o aumento de dióxido de carbono leva a um aumento da temperatura e, consequentemente, uma diminuição do dióxido de carbono que leva a uma diminuição da temperatura.

O efeito de estufa não só é causado pela emissão de gases, como também pelas partículas finas que retem o calor. A espessura do planeta, apesar de ser tão fina, vem aumentando nos últimos tempos. Os raios solares incidem na Terra e são refletidos em raios infravermelhos. Havendo uma maior espessura da camada da atmosfera, esses raios ficam retidos, fazendo mais calor. Com

Relacionados