Dot net

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ao Framework DotNet e à Linguagem C# DotNet foi projetado para fornecer um novo ambiente com o qual você pode desenvolver qualquer aplicação para Windows, enquanto que a C# é uma nova linguagem de programação que foi projetada especificamente para trabalhar com o DotNet. Ao utilizar C# você pode, por exemplo, escrever páginas web dinâmicas, um serviço web baseado em XML, um componente deaplicação distribuída, um componente de acesso a banco de dados, ou uma aplicação clássica desktop para Windows.
De fato a parte "NET" no nome do framework serve para enfatizar a crença da Microsoft de que aplicações distribuídas, nas quais o processamento é distribuído entre clientes e servidores, são o futuro. Mas C# não é apenas uma linguagem para escrever aplicações de Internet ou de rede. Ela forneceum meio para que você possa codificar qualquer tipo de software ou componente que seja necessário para a plataforma Windows. DotNet e C# foram criados para revolucionar a forma com a qual você cria programas, e para fazer a programação para Windows muito mais fácil do que já foi.
Para entender a relevância do DotNet, é útil lembrarmos da natureza de várias tecnologias Windows que surgiram nosúltimos, digamos, 10 anos. Embora eles possam parecer diferentes superficialmente, todos os sistemas operacionais Windows, desde o Windows 3.1 (apresentado em 1992) até o Windows Server 2003, possuem a mesma familiar API Windows em seu core. Conforme as versões do Windows foram progredindo, um grande número de novas funções foram adicionadas à API, mas isso foi um processo de evolução e extensão daAPI ao invés de um processo de substituição.
O mesmo pode ser dito para muitas das tecnologias e frameworks que foram utilizados para desenvolver software para Windows. Por exemplo, COM (Component Object Model) originário do OLE (Object Linking and Embedding). Na época, ele era, em grande alcance, simplesmente um meio através do qual diferentes tipos de documentos do Office poderiam ser ligados,então por exemplo, você poderia colocar uma pequena planilha do Excel dentro do seu documento Word. A partir disso, ele evoluiu para o COM, DCOM (Distributed COM), e finalmente para o COM+ - uma tecnologia sofisticada que formou a base da maneira com que quase todos os componentes se comunicavam, assim como implementou transações, serviços de mensagens, e pooling de objetos.
A Microsoft escolheuessa abordagem evolutiva para os softwares por razões óbvias relacionadas com a compatibilidade com versões anteriores. Com o passar dos anos uma grande base de software de terceiros foi criada para o Windows, e o Windows não poderia aproveitar do sucesso que fez se a cada apresentação de uma nova tecnologia ela rompesse com a base tecnológica já existente.
Ainda que a compatibilidade comversões anteriores fosse uma característica fundamental das tecnologias para Windows e um dos pontos fortes da plataforma Windows, ela possuia uma grande desvantagem. Toda vez que alguma tecnologia evoluia e adicionava novas características, ela terminava por ficar mais complicada do que era antes.
Ficou claro que algo havia de ser feito. A Microsoft não poderia continuar para sempre estendendo asmesmas ferramentas de desenvolvimento e linguagem, sempre fazendo-as mais e mais complexas no sentido de satisfazer as demandas conflitantes de mantê-las atualizadas e ao mesmo tempo manter a compatibilidade com versões anteriores, algumas datadas do início da década de 1990. Chega um ponto em que você tem que começar com uma plataforma limpa se você quer um conjunto simples e ao mesmo temposofisticado de linguagens, ambientes, e ferramentas de desenvolvimento, os quais farão a tarefa de criação de software "estado-da-arte" para os desenvolvedores mais fácil.
Esse ponto se deu com a chegada do DotNet e da linguagem C#.
This fresh start is what C# and .NET are all about. Roughly speaking, .NET is a new framework—a newAPI—for programming on the Windows platform. Along with the .NET...
tracking img