Dot.Exel

4224 palavras 17 páginas
TEXTO 1 “Não se poder ensinar Filosofia, mas apenas ensinar a filosofar”

Talvez pudéssemos acrescentar que as descobertas da Ciência tornam mais fáceis a tarefa dos cientistas posteriores, enquanto que os contributos dos filósofos tornam cada vez mais complexo (ainda que também mais rico) o empenho de quem se põe a pensar a seguir a eles. Provavelmente foi por isso que Kant afirmou não se poder ensinar Filosofia, mas apenas ensinar a filosofar. Porque não se trata de transmitir um saber já concluído que qualquer pessoa pode ficar a saber como quem aprenda as capitais europeias, mas de um método, isto é, de um caminho para o pensamento, uma forma de olhar e de argumentar.
«Só sei que nada sei», comenta Sócrates, e trata-se de uma afirmação que é preciso tornar — a partir do que Platão e Xenofonte contaram sobre quem a proferiu — de modo irónico. «Só sei que nada sei» deve entender-se como: «Nenhum dos saberes dos quais vós estais tão contentes me satisfaz. Se saber consiste nisso, eu não devo saber nada porque vejo objeções e falta de fundamento nas vossas certezas. Mas pelo menos sei que não sei, isto é, que encontro argumentos para não acreditar no que vulgarmente se chama saber. Talvez vós saibais, de facto, imensas coisas como parece e, se é assim, deveríeis ser capazes de res­ponder às minhas perguntas e esclarecer as minhas dúvidas. Examinemos juntos o que se costuma chamar saber e deixemos o que os supostos peritos não consigam proteger do vendaval das minhas interrogações.
Não é a mesma coisa saber de verdade e limitar-se a repetir o que normalmente se tem por sabido. Saber que não se sabe é preferível a considerar como sabido o que nós próprios não pensamos a fundo. «Uma vida sem reflexão, isto é, a vida de quem não avalia as respostas que lhe são oferecidas para as perguntas essen­ciais nem procura responder-lhes pessoalmente, não vale a pena viver.» Quer dizer que a Filosofia, antes de propor teorias que resolvam as nossas perplexidades, deve

Relacionados