Dossiê CEB Insep

9085 palavras 37 páginas
CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com base no texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou” explique como ocorreu a origem do universo.
R: O Big Bang é a teoria aceita pela maioria dos cientistas, entretanto, muito contestada por alguns pesquisadores. A origem do universo é um tema que gera muitas opiniões divergentes, sendo necessária uma análise crítica de cada vertente que possa explicar esse acontecimento.
Essa teoria é a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica e é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.
A teoria do Big Bang foi anunciada em 1947 pelo cientista russo naturalizado norte-americano, George Gamow e seus colaboradores Robert Herman e Ralf Alpher. Segundo eles toda matéria existente hoje no Universo encontrava-se concentrada no chamado átomo original comprimida e aquecida em um único ponto, menor que a cabeça de um alfinete. Há cerca de 15 a 20 bilhões de anos, teria ocorrido a grande explosão que deu origem ao Universo.
Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo.
Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o

Relacionados

  • Apostila FE Fev2015
    28228 palavras | 113 páginas