Dossi PPP Fev2015

4271 palavras 18 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80h

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Pesquise, em outras fontes, a definição de planejamento e argumente a respeito de sua relevância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas. Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo. Esta palavra pode abranger muitas áreas diferentes. O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas. Posteriormente, o planejamento também a confirmação se as decisões tomadas foram acertadas.
Um indivíduo que utiliza o planejamento como uma ferramenta no seu trabalho demonstra um interesse em prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro, aumentando a sua racionalidade e eficácia. Planejamento é a definição de futuro, onde existe o pensar sobre a realidade e os meios para alcançar o objetivo, o planejamento na educação deve ser levado em consideração pelo fato de, se for aplicado, alguns problemas da educação podem ser resolvidos. É importante porque ele possibilita à observação da realidade, os problemas existentes, as causas, e tendo consciência da situação, idéias, soluções e meios resolutivos são levantados. A educação bem aplicada só traz benefícios, por isso planejá-la, organizá-la e a busca por qualidade deve ser considerável.
Etapas do planejamento:
1 – Fazer o diagnostico: caracterização da situação, informações e analise destas. É na avaliação inicial que se tem uma visão geral da realidade.
2 – Elaboração do projeto: quais os objetivos e metas, metodologia, indicação dos recursos ou

Relacionados

  • Dossi PPP Fev2015
    1880 palavras | 8 páginas