Dossi PD fev2015

3222 palavras 13 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

Gilderlaine Bezerra Colares

MÓDULO:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – 80h

UNIDADE 1

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Elabore um quadro histórico identificando as principais ideias dos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles. Você pode pesquisar em outras fontes.
R: Sócrates: A Psicologia ganha consistência na Antiguidade com Sócrates, que se preocupava em estudar o limite que separa o homem dos animais. Postulava que a principal característica humana era a razão, que permitia ao homem e sobrepor-se aos instintos, base da irracionalidade.
Platão: discípulo de Sócrates, definiu um “lugar” para a razão em nosso corpo, definiu a cabeça, onde se encontra a alma do homem. Concebia a alma separada do corpo e, quando alguém morria, a matéria (corpo) desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.
Aristóteles: discípulo de Platão, foi um dos mais importantes pensadores da história da Filosofia. Postulava que a alma e o corpo não se dissociavam. Para ele, a psyché seria o princípio ativo da vida e, argumentou que o homem tinha uma alma racional, que tem a função pensante.

2. Na Idade Média, a igreja exerce um papel de domínio, pois ela toma a responsabilidade de sistematizar e organizar a doutrina cristã. Dois pensadores que se destacam nas discussões sobre a alma são Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Apresente as principais ideias desses dois grandes filósofos.
R: Santo Agostinho viveu em uma época bastante conturbada, permeada por guerras internas e pelas constantes invasões bárbaras; sentia necessidade de resgatar a paz, de pregar o amor e a caridade, na busca da salvação da humanidade. Inspirando-se nas ideias de Platão e adaptando-as aos dogmas da fé, defende que a marca original do homem é sua tendência para o pecado original, a busca egoísta do desejo de posse e de prazer. Estabelecia a distinção

Relacionados

  • Dossi PD fev2015 PSICLOGIA
    3908 palavras | 16 páginas