Dossi LIJ fev2015 2 1

3395 palavras 14 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:
LITERATURA INFANTO-JUVENIL – 60h

UNIDADE 1

LITERATURA INFANTO-JUVENIL:
DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Após ter conhecimento do contexto histórico do surgimento da Literatura Infantil no mundo, pense no contexto brasileiro e redija um texto (mínimo de 10 linhas) sobre a Literatura Infantil no Brasil, ou seja, desde as primeiras manifestações literárias voltadas para o público infantil produzidas em território nacional até os anos de 1970.

A literatura vive um momento histórico, onde tem sua importância para a construção da identidade cultura brasileira, a literatura brasileira surgiu apartir do golpe da ditadura militar em 64, é nessa época que foi publicada a literatura infantil, foi de extrema riqueza criativa para burlar a censura que existia naquela época, na verdade não dizia muito, mas representava bem um contexto sócio histórico vivido pelos escritores da época. Foi então muitas obras que representavam nas histórias, formas de controle e dominação que ao longo das narrativas que eram utilizadas pelos ditadores, que por meios de combater a ditadura são apontadas nos livros. Essa literatura é de uma importância relevância, não só pelo conteúdo histórico, mas pela criatividade dos escritores, que torna uma grande importância para o futuro produtores de literatura infantil.

2. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil também objetiva o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica da Literatura Infantil?

É uma identidade garantida pela permanência histórica e pelo gosto que esse tipo de literatura manifesta em relação ao leitor criança. A s escolas tem função de reforçar os valores que os livros têm para a criança surgindo

Relacionados