DOSSI IV Cap Tulo 1 Como O Mundo Mudou

2496 palavras 10 páginas
DOSSIÊ IV
CLIENTES
Como o Mundo Mudou o Relacionamento com os Clientes

"Os homens desprezam-se mutuamente, e mutuamente se lisonjeiam
Querem suplantar uns aos outros, e se curvam uns perante os outros."
Marco Aurélio (Imperador Romano, 121-180)
Quanto mais distante de conhecer as necessidades reais de seus clientes, mais próximos do caos estarão os advogados. E como Huxley profetiza em sua obra "Admirável Mundo Novo ": uma sociedade reproduzida em laboratórios genéticos é dividida em castas sociais.
Isso, aplicado ao mundo jurídico significa que é urgente criar uma cultura de diferenciação caso a caso utilizando todos os recursos disponíveis, como o relacionamento sofisticado com clientes e a criação de um canal permanente de comunicação por meio da Internet.
A seguir, apresentamos algumas das características que «nuíssi-sn na relação cliente/advogado: l ° Os clientes nunca estão satisfeitos.
Gostemos disso ou não, é uma verdade.
2° As fídelidades às marcas jurídicas são progressivamente menores.
Até um tempo atrás, para que um cliente permanecesse por anos a fio na carteira ativa de negócios de seu advogado bastava que fosse mantida uma relação pessoal entre ambos, cultivando a amizade, a confiança, a empatia, entre outros atributos. Hoje, não que isso tenha perdido a importância, mas a relação cliente-advogado transformou-se completamente. A manutenção de um cliente hoje depende beiu mais que apenas manter um relacionamento pessoal com ele.
3° O cliente sempre imagina que o advogado tirará alguma vantagem dele.
Se é isso que o cliente imagina, tentar neutralizar essa percepção demonstrando emparia é a melhor saída para alterar a imagem pré-forrnatada do cliente.

145

4° Sempre que fechar um determinado preço por um serviço jurídico, o preço pelo serviço no longo prazo tende a cair e o trabalho tende a aumentar. Jamais feche um contrato por um determinado valor imaginando que no futuro você poderá reajustá-lo com facilidade com o

Relacionados