Dossi IP Jul2014

2497 palavras 10 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA E AOS CAMPOS
DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO – 6Oh

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Parecer CNE/CP nº 5/2005, qual o objetivo do curso de Pedagogia?
R: Destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, formar e capacitar Pedagogos para atuar em todas as áreas.

2. Quais os princípios do curso de Pedagogia? Aponte, no mínimo, cinco.
R: Muitos conhecimentos teóricos e práticos, conhecimento da escola como uma organização complexa que tem a função social e formativa de promover, com equidade, educação para e na cidadania, análise de pesquisas e a aplicação de resultados, em perspectiva histórica, cultural, política, ideológica e teórica, com a finalidade, entre outras, de identificar e gerir, em práticas educativas, elementos mantenedores transformadores. Políticas essas que

Relacionados