Dossi Historia Da Educa O Fev2015

6982 palavras 28 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 130h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Caracterize a educação grega na antiguidade, incluindo o período homérico.
A cultura grega é o resultado de longo processo era impossível identificar com exatidão cientifica.

2. Esclareça a importância de Homero e Hesíodo para a educação, na Idade Antiga. Em seguida, pesquise, em outras fontes, e destaque aquilo que julgar interessante nas obras: Ilíada e Teogonia.
Homero era conhecido como educador da Grécia, na sua narrativa encontram-se diversas manifestações literárias: da lúdica, da tragédia e da comedia, isto já era educativo.
Suas principais obras foram: Ilíadas, que narra a Guerra de Tróia e Odisséia, que narra o retorno de Ulisses, cheio de desafios, as duas obras são educativas no sentido de produzir comportamentos universais, que extrapolam tempo e espaço.
Homero representa o mundo e a cultura grega através da aristocracia, ele fala da guerra, da luta do herói, da importância do guerreiro, da coragem, lealdade e bravura.
Hesíodo é a segunda fonte da cultua grega.
Ele deixou dois poemas: Teogonia, neste ele busca a explicação da

Relacionados