Dossi HE Fev2015

2042 palavras 9 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 130h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Caracterize a educação grega na antiguidade, incluindo o período homérico.

2. Esclareça a importância de Homero e Hesíodo para a educação, na Idade Antiga. Em seguida, pesquise, em outras fontes, e destaque aquilo que julgar interessante nas obras: Ilíada e Teogonia.
As obras de Hesíodo tinham por objetivo pregar a justiça e a valorização do trabalho, como por exemplo, em s obras de Hesíodo, tinham por objetivo pregar a justiça e a valorização do trabalho, como por exemplo, em “Teogonia” e “Os trabalhos e os dias”, em que analisou aspectos relacionados à formação do homem. Já as obras Homero, defendem a os valores da guerra, a importância do guerreiro, da luta, do herói, da coragem, da lealdade, e da bravura, como em “Ilíada” e “A Odisseia".
3. Compare a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.
Na educação na cidade de Antenas, tinha a grande importância e de grande valor voltado para a educação intelectual, uma educação que não era para todos era somente para os que podiam pagar. A educação dos moradores de Esparta, era voltada para as

Relacionados

  • Dossi HE Fev2015
    8407 palavras | 34 páginas
  • Dossi HE fev2015
    808 palavras | 4 páginas
  • Dossi HE fev2015 PRONTO
    9735 palavras | 39 páginas