Dossi EJA jan2014

3444 palavras 14 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 80h

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. A lista de palavras, a seguir, expressa, de certa forma, uma parcela do contexto em que se apresentava o processo de alfabetização no Brasil, no decorrer da história. Redija uma frase relacionando a situação que se aplica a cada uma dessas palavras.
ALFABETIZAÇÃO – EJA – PAULO FREIRE – MOBRAL
ALFABETIZAÇÃO: A proposta de alfabetização de Paulo Freire inspirou as principais propostas de alfabetização educação popular nos pais no inicio dos anos 60.

EJA: Educação de Jovens e Adultos destina-se a um público que por motivos diversos não teve oportunidade de estudar, e quando surgiu, jovens e adultos puderam voltar a estudar e ingressar na sociedade, foi composta de muitos movimentos que visavam à educação e a cultura popular.

PAULO FREIRE: Educador para a liberdade defendia uma educação de adultos que estimulasse á colaboração, a decisão e a responsabilidade social e politica.

MOBRAL: Movimento Brasileiro de Alfabetização, movimento de maior impacto na educação de adultos no pais, alfabetização funcional.

2. Na sua opinião, por que a EJA é importante?
R: O EJA é muito importante porque seu objetivo é acabar com o analfabetismo e vai oportunizar ao aluno a dar continuidade aos seus estudos, que é um ato de socialização e construção, onde os educadores devem levar em consideração as peculiaridades dos educandos, e o ensino deve partir do contexto histórico e social dos alunos. Também porque da oportunidade a muitas pessoas de se inserir na sociedade e a ter vez e voz, pois o analfabeto vive a mercê da sociedade, e fica excluído, porque queira ou não as pessoas ainda são muito preconceituosas. Por meio do EJA, o aluno volta a ingressar na escola, e adquiri mais conhecimentos, se socializa mais com os outros,

Relacionados