Dossi AJR jul2014

3417 palavras 14 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h

UNIDADE 1

ARTE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Pautando-se nas discussões empreendidas no fascículo, escreva um texto argumentando sobre a importância da arte no universo escolar.
A arte é de suma importância no universo escolar pois a criança compreende o mundo por meio da relação com os sons, com a escrita, com as imagens e expressões corporais,pois da mesmamaneira que se aprende a ler palavras é possível fazer leituras dessas relações e desta forma compreender melhor o mundo em que se vive.
A troca de experiências que ocorre no ambiente escolar mostraque cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente, construindo o próprio conhecimento, isto é, seu ponto de vista e o que colabora para que isto aconteça é o trabalho com arte nasescolas.
O ensino de Arte é tão importante na vida dos seres humanos, que podemos dizer que o indivíduo que não possui um contato direto com a Arte, terá uma experiência de aprendizagem limitada,por issocabe ao professor aproximar o aluno ao contato com este meio a fim de que ele possa selecionar e aproveitar um pouco de cada uma dessas manifestações artísticas.
Desta forma, ao pensar na importânciada Arte no cotidiano escolar, nota-se que além de ser responsável pelas expressões de sentimentos e pensamento de todo e qualquer indivíduo, mesmo que ele não perceba, é por meio das linguagensartísticas que os indivíduos conseguem compreender e estabelecer relações entre o mundo externo e interno, ou seja, sentimentos e realidade.
2. Explique o conceito de arte, citando a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica.
A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na

Relacionados