Dos povos antigos aos dias de hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOS POVOS ANTIGOS AOS DIAS DE HOJE: MUDANÇAS QUE CONTINUAM APRISIONANDO A NOSSA SOCIEDADE


Desde os primórdios da humanidade, o homem sempre esteve em busca de novos conhecimentos, até mesmo por questão de sobrevivência, passando por grandes descobertas como o fogo, a roda, a linguagem o arco e flecha e as técnicas de agricultura.
Inicialmente, essas descobertas serviram de auxílio para obem estar do indivíduo. Aos poucos, começaram a perceber que vivendo em grupo, teriam mais facilidades para sobreviver; conseqüentemente os tornariam mais fortes também.
Começaram a se organizar em comunidades, criar territórios fixos com estruturas e hierarquias sociais, cada qual com a sua função ocasionando uma forma de dominação de um ser sobre o outro.
Podemos citar, como exemplo de sistemaorganizacional e dominador, o Feudalismo, criado na época da Idade Média, formado pelo clero, nobres e servos, com camadas sociais dividas em estamentos, e cuja passagem de uma camada social para outra era praticamente impossível.
Os servos não tinham direito às terras, sendo os nobres (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) únicos proprietários delas. Estes, por sua vez,possuíam uma relação de domínio sobre os servos, que viviam em condições de miséria, pois boa parte do que plantavam era entregue aos seus senhores.
Na Idade Moderna, compreendido entre os séculos XV e XVIII, o poderio econômico e político dos reis se expande através do mercantilismo e absolutismo.
Nessa fase, o Estado passa a controlar a política e a economia, como também, a buscar colônias para aaquisição de metais, favorecendo assim o enriquecimento da burguesia, que passa então a contestar o poder do rei, resultando na crise do sistema absolutista.
Podemos citar algumas grandes transformações e acontecimentos que marcaram esses períodos:
• Expansão marítima;
• Iluminismo;
• Capitalismo;
• Renascimento;
• Reformas protestantes;
• Formação dos Estados Nacionais;
• Grandesnavegações;
• Comércio ultramarino;
• Desenvolvimento científico e tecnológico;
• Revolução Industrial;
• Revolução Francesa.

A Revolução Francesa (séc. XVIII) foi um movimento político, liberal, antifeudal e pró-emancipador dos indivíduos tendo como principal característica, a tomada do poder pela burguesia em 1789.
Já a Revolução Industrial (séc. XVIII) foi um movimento econômico ocorrido naInglaterra, entre os períodos de 1750 e 1820, onde se tem a ascensão de uma nova classe social muito rica e poderosa, a burguesia comercial, formada principalmente por banqueiros e comerciantes, onde se começam a investir em um novo modo de produção, a manufatura. Logo em seguida este modo de produção passa para a maquinofatura vindo em seguida a produção industrial levando a uma nova era do capitalismocom técnicas diferentes de se organizar a produção, o modo de trabalho, o que, quem e quanto produzir. Nesta fase se têm como principais características, a mudança da economia agrária para a economia industrial, o surgimento das máquinas, a produção em larga escala, a redução do tempo e dos custos de produção, o uso do trabalho assalariado com especialização do trabalho e pressão sobre otrabalhador, utilização de mão de obra feminina e infantil, empobrecimento intelectual, diminuição dos postos de trabalho, aumento dos lucros da classe burguesa etc.
Todos esses acontecimentos mecheram com a economia, política, cultura e sociedade da Europa, trazendo problemas até então inexistentes decorrentes de sua evolução.
Com base nisso, pensadores da época começaram a estudar a atualsituação, procurando uma forma de melhorar ou resolver esses problemas .
Surge então a Sociologia, datada do fim do século XVIII e início do século XIX, com uma contribuição muito grande de vários pensadores com diversas correntes de pensamento.
Um dos pensadores mais importantes foi Émilem Durkhein (1858-1917) considerado por muitos como o fundador da Sociologia.
Com base em suas teorias,...
tracking img