Dos chamados romances de cavalaria do Ciclo Bret o e tamb m conhecido como ciclo Arthuriano

3824 palavras 16 páginas
FEUC
Faculdade Unificada Campograndense

Professor: Bruno Ferrari
Aluno: Roberto Lincoln

As Marcas do Código de Cavaleirismo no Conto de Eric & Enide

Introdução

Dos chamados romances de cavalaria do Ciclo Bretão e também conhecido como ciclo Arthuriano, tem-se por maior destaque a obra do autor Chertien de Troys, tal versão é a mais aceitável e conhecida no meio literário.

A matéria Bretanha sofreu grandes transformações por intermédios de contos bardos, gales, romano e ainda de versos musicados a prosa, até chegar a versão de Chertien. E continua mudando, evoluindo, encantando até os dias atuais graças as versões dos filmes Hollywood, exceto por sua temática central. O nobre rei Arthur com seus honrados cavaleiros, cobertos com um véu de misticismo, cristianismo e amor cortes.

Dentro de tantas regra e temáticas, o leitor leigo aos romances de cavalaria pode ter a impressão de que a obra torne-se completamente previsível desde o enredo á atitude das personagens, porem, graças a genialidade de Chertien, essa visão é facilmente mudada conforme se desenvolve a narrativa.

Um cavaleiro da corte, em sua humanidade plena e racional, submete se muitas vezes a abandonar seus desejos em prol da honra ao rei e sua própria glória.Mas não era bastava subir em um cavalo, vestir uma armadura, ir a missa e sair cortejando donzelas pela rua.Seguiam um Código Cavalheiresco de Conduta. Podemos citar entre os principais códigos,o temer a Deus e ser fiel a sua igreja; proteger fracos e indefesos; abster-se de causar ofensas; viver de forma honrada e para glória; menosprezar recompensas financeiras; proteger a honra de seus companheiros cavaleiros; falar a verdade sempre; respeitar e honrar as mulheres; nunca recusar um desafio proposto por um de seus pares e preservar até o fim cada empreitada começada. O primeiro romance da saga de Chertien foi batizado como Eric e Eneide e está

Relacionados