DORMÊNCIA EM SEMENTES

1234 palavras 5 páginas
Dormência em sementes

A germinação é o processo que inicia com a retomada do crescimento pelo embrião, desenvolvendo-se até o ponto em que forma uma nova planta com plenas condições de nutrir-se por si só.
Fases da germinação:

1. Embebição ou reidratação das sementes – a água penetra através do tegumento e hidrata os tecidos embrionários e os tecidos de reserva. As células do embrião reassumem o tamanho e a forma que tinham antes do dessecamento (que ocorre durante o amadurecimento da semente) e também a atividade metabólica.
2. Mobilização de reservas – a semente possui enzimas em estado latente, isto é, que podem ser ativadas pela presença de água. Estas enzimas digerem as reservas - quebram moléculas de alto peso molecular em moléculas menores, absorvíveis pelo embrião. Assim, ocorre conversão de carboidratos (amilases transformam amido em glicose), lipídios (lipases convertem ácidos graxos em glicerol) e proteínas (proteinases transformam proteínas em aminoácidos). Estas moléculas são então assimiladas pelo embrião, iniciando sua transformação em plântula.
3.translocação de nutrientes – as micromoléculas,resultante da hidrólise,são translocadas de célula a célula para atender á demanda dos sítios ativos de crescimento do eixo embrionário,como a plúmula e radícula. A principal substância de tranlocação é sacarose.
4. Assimilação de nutrientes e crescimento do embrião – o amido é a principal substância de reserva, consistindo em 70 a 80% da matéria seca da semente. Durante a maturação da semente, o amido é depositado em plastídios denominados amiloplastos, os quais formam os chamados “grãos de amido”. O amido é então quebrado em moléculas de glicose e frutose, as quais são utilizadas na respiração do embrião e na síntese de novas moléculas e estruturas celulares, levando ao seu crescimento. Os lipídios e aminoácidos resultantes da digestão enzimática também são utilizados na respiração e crescimento do embrião.

A semente é uma estrutura na qual

Relacionados