Dores fantasmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1º) Qual a diferença entre sensação e percepção? Discuta o caso clinico enfatizando o processo perceptivo.

A sensação refere-se ao processo inicial de detecção e codificação da energia ambiental.É o contato inicial entre o organismo e seu ambiente. As sensações em si referem-se a certas experiências imediatas, fundamentais e diretas, ou seja, relacionam-se a consciência de qualidades ouatributos vinculados a um ambiente físico, tais como, duro, quente, ruidoso e vermelho, geralmente produzidos por estímulos simples e isolados.
A percepção, por outro lado, refere-se ao produto dosprocessos psicológicos nos quais significados relações, contexto, julgamento, experiência passada e memória desempenham um papel importante. Em resumo, a percepção é o resultado da organização e daintegração de sensações que levam a uma consciência dos objetos e dos eventos ambientais.
Ao analisar o caso membros fantasmas enfatizando o processo perceptivo podemos concluir que a maioria das pessoasque perdem algum membro do seu corpo menciona a percepção de um membro fantasma após a amputação e este membro é geralmente descrito, como uma forma precisa do membro real desaparecido. Podemoscontatar este fato no caso do marinheiro que teve o dedo indicador direito decepado, depois disso, ele viveu cerca de 40 anos sendo perseguido por um intruso fantasma do dedo, estendido como estava naocasião em que fora decepado. Sempre que o mesmo aproximava a mão do rosto, temia que o dedo fantasma lhe furasse o olho. Em função disto, podemos deduzir que a perda de uma parte do corpo implica, não sónos aspectos sócio - orgânicos, mas também causam profundas desorganizações na estrutura psicológica do indivíduo. Pois, elaborar a perda de um membro envolve reorganizar todo um esquema deconsciência de si mesmo.

2º) A partir da perspectiva da abordagem neurofisiológica explique o caso clinico.
A neurologia ocupa um lugar permanente no estudo da sensação e da percepção. No entanto os...
tracking img