Dor articular em reumatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dor Articular em Reumatologia

1) Introdução


A dor articular (DA) ou periarticular é queixa freqüente em pacientes com patologias reumatológicas. A dor em reumatologia pode resultar de acometimento ósseo, muscular ou articular. A dor óssea é descrita como profunda ou perfurante não sendo relacionada ao movimento, a não ser na existência de fratura. A dor muscular é normalmente emcólica, e, quando associada à fraqueza, leva a suspeita de distúrbio muscular primário. Já quando isquêmica é intensificada pela deambulação. Os sintomas podem ocorrer independentes da condição subjacente, às vezes na ausência de patologia clínica demonstrável.





2) Dor Articular


Na avaliação do paciente com dor articular ou artralgia é importante a realização de uma anamnesecompleta, pois as hipóteses diagnósticas estão diretamente relacionadas à algumas características da dor que só podem ser pesquisadas através de entrevista cuidadosa.
Os dados que devem ser obtidos incluem:
- Idade e sexo: Quadro poliarticular do nascimento ao três anos sugere doença reumatóide juvenil. Acima dos quatro anos a doença reumática entra para diagnóstico diferencial. A partir da 5ª e 6ªdécadas emerge o contingente portador de doença articular degenerativa (osteartrose), osteoporose primária e a preocupação com as síndromes reumatológicas paraneoplásicas.
- Grupo étnico: Crianças e jovens da raça negra com quadro clínico articular suscita a possibilidade de drepanocitose.
- Ocupação profissional: Desenhistas, arquitetos e outras profissões que levam a posições viciosasacarretam ou agravam síndromes posturais da coluna. Dependendo da atividade esportiva temos as síndromes "overuse", em especial acometendo partes moles de pés e joelhos.
A artralgia pode ser descrita no interior da articulação ou na sua periferia. A dor articular deve ser explorada nos seguintes aspectos:


A - Localização

A dor de estruturas profundas é normalmente menos localizada que acausada por processos superficiais.
Quanto ao número de articulações envolvidas a dor pode ser classificada em:
Monoarticular: Quando apenas uma articulação é acometida. As artrites infecciosas, sejam inespecíficas ou específicas (ex: tuberculose) são na maioria dos casos monoarticulares. Ex: traumatismos e infecções.
Oligoarticular: Quando menos de 5 articulações são acometidas. Ex:osteoartrite (OA), espondilite anquilosante (EA), gota e bursite.
Poliarticular: Quando 5 ou mais articulações são acometidas. A dor poliarticular, em geral, faz parte de uma doença sistêmica. Ex: artrite reumatóide (AR) e lúpus eritematoso sistêmico (LES).


B - Envolvimento Articular

A artrite reumatóide envolve grandes e pequenas articulações de maneira simétrica. A gota inicial acometeprincipalmente a primeira articulação metatarsofalangiana, inicialmente em ciclos de envolvimento monoarticular e posteriormente com caráter poliarticular. É importante ainda verificar se o acometimento articular é aditivo ou alternado. Na AR, por exemplo ocorre o acometimento de um número cada vez maior de articulações, ou seja, há um comportamento aditivo. Na doença reumática verifica-se opadrão de envolvimento alternado.


C - Modo de início

A artralgia pode apresentar início agudo ou insidioso. Doenças como AR, LES, OA e EA normalmente apresentam inicio insidioso. A doença reumática, gota e bursites geralmente apresentam início súbito.


D - Intensidade

Dor intensa é vista em pacientes com crises agudas de gota, hérnia de disco e bursite. OA, LES, AR e EA estãorelacionados a dor de menor intensidade. Dores em caráter de queimação (parestesias) podem representar polineuropatias no quadro de vasculite ou de outra natureza simulando afecção reumática. Processos de obstrução arterial levando a dor tipo claudicação intermitente devem ser consideradas em diagnóstico diferencial. É importante lembrar que a dor é um fenômeno subjetivo e extremamente sujeito a...
tracking img