Doprodução de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURUTIB

FOLHA ROSTO

INTRODUÇÃO

Língua portuguesa:aquisição da linguagem e concepção de ensino.

2.1 Metodologia da alfabetização

Estabeleça uma comparação entre Piaget e Vygotsky com relação ao desenvolvimento cognitivo e relacione ao processo de alfabetização;

Piaget desenvolveu uma teoria que é apresentada como uma versão do desenvolvimentocognitivo nos termos de um processo de construção de estruturas lógicas, explicada por mecanismo interno ao organismo, e para qual a intervenção social só pode ser facilitadora ou dificultadora e, nesse sentido, a aprendizagem deriva do próprio desenvolvimento. Para Piaget a escola se limitaria á tarefa de facilitar a elaboração dos saberes que as crianças, por si mesmas, já dispõem na construção deconhecimentos, usando a ajuda dos seus instrumentos lógicos. Os processos de desenvolvimento são independentes da aprendizagem eles são condição prévia para a realização da aprendizagem, mas não são alterados por ela. Para ele é aprendizagem e desenvolvimento. Em sua teoria Piaget afirma que as pessoas passam por diferentes estágios desde o momento que nasce até a idade adulta 1ª sensório-motor(recém-nascido e o lactante, 2ª Pré-operatório (a 1ª infância dos 2 ao 7anos ), 3ª estágio Período das operações concretas ( a infância própria mente dita) 4ª estágio (a adolescência dos 12 em diante).A teoria de Piaget apresenta mas alguns conceitos importante para a educação e para o nosso contexto de alfabetização que são: equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desequilíbrio.

A teoriade Vygotisky apresenta como uma teoria histórico-social do desenvolvimento, propondo uma visão da formação das funções psíquicas superiores como internalização, mediada pela cultura. Encontramos a forte distinção entre os problemas enfrentados pelas crianças com seus próprios recursos e os enfrentados em contato com os conceitos escolares, contato de transmissão desses conteúdos, que e umaimportância crucial no seu desenvolvimento. Vygotisky afirma que devemos pautar nossos esforços educativos em zona de desenvolvimento proximal hoje será o nível de desenvolvimento real do amanhã o que uma criança possa desenvolver hoje com a ajuda de alguém hoje ela será capaz de desenvolver no amanhã e temos que trabalhar com três vertentes: a interação, linguagem e ZDP.

Comente sobre a aquisição daescrita de acordo com Emilia Ferreira e relacione com o ensino de Língua Portuguesa.

A alfabetização havia uma perspectiva de como ensinar e Emilia Ferreira fez um diferencial na alfabetização para como aprender, a pesquisa tinha o intuito de como a criança aprende a escrever, quais mecanismo ela utiliza ate chegar à escrita convencional tirando da escola e dando o privilegio da alfabetização evoltando para o foco para o ser que aprende e assim o panorama da alfabetização brasileira se abriu para a concepção de que o aluno precisa pensar e agir para ser alfabetizado. Existia uma técnica de para a repetição de exercícios, via de regras, levava a uma alfabetização da decodificação não necessariamente do entendimento. A criança lia, mas não entendia o e apresentava muita dificuldade paraescrever. Ferreira nos mostra os níveis encontrados em seus estudos Nível pré-silábico: garatujas os primeiros rabiscos infantis, Nível silábico pedaços sonoros, Nível silábico alfabético escrever e compara as suas escritas e Nível alfabético consegue ler e expressar o que pensa ou fala.

Piaget- Vygotsky

A teoria piagetiana é apresentada como uma versão do desenvolvimento cognitivo nos termosde um processo de construção de estruturas lógicas, explicada por mecanismo interno ao organismo,e para qual a intervenção social só pode ser facilitadora ou dificultadora e, nesse sentido, a aprendizagem deriva do próprio desenvolvimento.

A teoria de Vygotisky apresenta como uma teoria histórico-social do desenvolvimento,propondo uma visão da formação das funções psíquicas superiores como...
tracking img