Dopping

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Doping

O doping (ou dopagem) não é mais que um termo inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. O doping pode também ser considerado o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo (não devemos, no entanto confundir doping com treino físico rigoroso).Também é considerado doping o uso de substâncias que disfarçam outras substâncias dopantes, como é o caso dos diuréticos.
A prática de doping já é bastante antiga, tendo pelo menos mais de um século. Em 1904 Thomas Hicks ganhou a maratona recorrendo a doses enormes de conhaque e estricnina, para conseguir aguentar o desgaste físico da corrida. Como resultado, desmaiou assim que ganhou a maratona,tendo sido necessárias várias horas para que ele fosse reanimado e recuperasse os sentidos. Pensa-se que esta prática começou-se a desenvolver intensamente a partir do momento em que começaram a haver grandes eventos desportivos, onde vários países competiam entre si. Por volta de 1936 pensa-se que os atletas da Alemanha Nazi já usavam os primeiros esteroides à base de testosterona. Em 1954 houverumores que durante o campeonato do Mundo de levantamento de pesos os desportistas soviéticos usavam injeções de testosterona (o que é certo é que nesse ano vários recordes mundiais foram batidos pelos soviéticos). Mais tarde, em 1962, o doutor John Ziegler, antigo médico da União Soviética, foi trabalhar para a equipa dos EUA. Nesse ano a equipa dos EUA dominou no levantamento de pesos (pensa-se queele deu aos atletas americanos dianabol, um esteroide anabolizante). Mas só foi por volta de 1960 é que se iniciou a era moderna do doping, quando o ciclista dinamarquês Knut Jensen morreu durante o Giro de Itália, uma das mais importantes provas de ciclismo do mundo. Depois deste acontecimento o Comitê Olímpico Internacional decidiu adotar medidas antidoping em todas as provas oficiais eprincipalmente nos Jogos Olímpicos. Desde então tanto as técnicas como os meios de procura de doping têm evoluído, ainda que as técnicas dopantes estejam a evoluir mais rapidamente que os testes antidoping. Infelizmente até testes surpresa não são assim tão surpreendentes uma vez que os atletas conhecem bem os procedimentos antidoping.
A prática de doping pode assumir muitas formas e existem inúmerasmaneiras de aumentar as várias capacidades físicas humanas, dependendo do desporto em causa. Para quem não sabe, hoje em dia já existem práticas de dopagem para desportos como o xadrez e outro desportos mentalmente muito exigentes.
Quais são então as várias práticas de doping?

Doping : Drogas e Métodos

De entre todas as drogas e substâncias dopantes que encontramos podemos dividi-las emvários grupos e classes, sendo estes:

- Esteroides anabolizantes
- Estimulantes
- Analgésicos
- Beta-bloqueantes
- Hormonas peptídicas
- Agentes mascarantes
- Beta-agonistas

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES:

Os esteroides anabolizantes são as drogas mais utilizadas no desporto de alta competição, especialmente nos desportos que necessitam grande força física e consequentemente, grandeforça muscular.

 

Como podem observar na imagem acima mostrada, os esteroides anabolizantes desenvolvem a massa muscular. Obviamente e como podem com certeza perceber, esta imagem é um caso EXTREMO de uso de anabolizantes. De fato, se tal homem com tais músculos existir, duvidamos que ele não tenha um ataque cardíaco muito em breve...
Os esteroides existem naturalmente no nosso organismo,principalmente em indivíduos masculinos. Um dos exemplos mais comuns é a testosterona, a principal hormonal esteroide masculina e que existe em ambos os sexos, mas que apresenta concentrações 20 mais elevadas nos homens do que nas mulheres.
As hormonas esteroides possuem basicamente duas funções no organismo: a função androgênica e a função anabolizante. A função androgênica dos esteroides é...
tracking img