Doping

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUTEBOL DE RUA

O texto de Luiz Fernando Veríssimo é uma descrição de como é e como se joga o famoso futebol de rua, tanto que no primeiro parágrafo ele já dá algumas características dessefutebol, veja abaixo:
* É mais rudimentar que a pelada.
* É tão humilde a ponto de chamar pelada de senhora.
* Não é luxuoso
* É jogado geralmente por homens, brasileiros e que foramcriados na cidade.
Numa primeira leitura pode-se até achar graça nesse texto, a ponto de rir de cada regra do futebol de rua, mas numa leitura crítica pode-se perceber que o autor traz a tona algunsproblemas da sociedade brasileira, primeiro ele faz questão de dizer que quem é homem, brasileiro e que mora em cidade sabe do que ele está falando, nesse trecho ele afirma que a maioria das pessoasque jogam futebol são homens, e foram criados em cidade, pois os meninos do interior não podem jogar na calçada, ou na rua, pois no interior é mais provável que haja campinho do que asfalto.
Poroutro lado ele traz à tona a pobreza de muitos meninos, pois nem tinha condição de comprar bola, qualquer coisa que rolasse serviria e quando o jogo era importante usavam-se latas de lixo como o gol,isso porque era importante, imagine se não fosse. Claro que quem tem condições não se identifica com o texto de Veríssimo, pois ele foi feito para as pessoas que não tinha condições de nem compraruma bola.
Continuando na leitura do texto, o autor fala das regras, que podem ser quebradas a todo o momento ou serem adaptadas conforme as necessidades. Nesse jogo não se tem juiz e os demais casossão resolvidos no tapa. Por fim, o que Veríssimo traz de mais importante no texto é a paixão que os brasileiros têm pelo futebol, não importando as condições, mas sempre tem uma maneira de jogarfutebol, mudam-se as regras, faz algumas adaptações, mas o objetivo continua sendo o mesmo, chutar a bola no gol, e depois sair comemorando. Seja rico, seja pobre, o futebol está no coração de...
tracking img