Doping

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DE

QUÍMICA

Impacto ambiental

causado pela

construção de

Brasília e do Lago

Paranoá

Goiânia, 4 de Agosto de 2012.
Escola Professora Modestina.
Aluno: Guilherme Augusto Policena Carvalho.
Introdução
Impacto ambiental é aalteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. Estas alterações precisam ser quantificadas, pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
A finalidade de se estudar os impactos ambientais é o de avaliar as conseqüências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderásofrer alterações na execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos.
A normatização e gerenciamento ambiental surgiram no início dos anos 90 através do trabalho de instituições normatizadoras de diversos países europeus. Por ocasião da Eco-92 foi apresentada a proposta de criação de um grupo especial para estudar a elaboração de normas gestão ambiental, com ointuito de serem internacionalmente reconhecidas. Em março de 1993 instalou-se o ISO/TC-207, comitê técnico com a função de elaborar uma série de normas, batizadas de série ISO 14.000.
Construção sustentável significa que os princípios do desenvolvimento sustentável são aplicados ao ciclo de vida dos empreendimentos que fazem parte do ambiente construído, desde a extração e beneficiamento da matériaprima, passando pelo planejamento, projeto e construção das edificações e obras de infra-estrutura, até a sua demolição e gerenciamento dos entulhos, em intensidades que variam segundo suas especificidades.
Dentro do ciclo de vida de uma edificação, a etapa de construção responde por uma parcela significativa dos impactos causados pela construção civil no ambiente.

Impactos Ambientais emBrasília desde a sua Construção

Brasília é a capital da República Federativa do Brasil e sua quarta maior cidade. Na última contagem realizada pelo IBGE em 2009, sua população foi estimada em 2.606.885 de habitantes. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (40.696,00 reais) entre as capitais, superada apenas por Vitória (60.592,00 reais). Junto com Anápolis (139 km) eGoiânia (209 km), faz do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, a região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dospoderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais. O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomadoarquiteto Oscar Niemeyer.

A preservação da vegetação no Distrito Federal é um tema recorrente, principalmente pela preocupação em conservar a flora original. O desmatamento provocado pela expansão da agricultura é um dos problemas enfrentados no Distrito Federal, sendo que, segundo a Unesco, desde sua criação, nos anos 1950, 57% da vegetação original não existe mais. Para colaborar com apreservação, são realizados programas de conscientização e de reformas estruturais para diminuir a degradação da vegetação e também da fauna e rios da região.
Após a aprovação da construção da usina de Belo Monte, algumas pessoas ficaram abismadas com o impacto ambiental que ela pode causar no Amazonas e resolveram protestar contra essa decisão.
Alguns atores da Globo chegaram a participar de um...
tracking img