Doping

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Doping


EDUCAÇÃO FÍSICA

Índice
Página
Introdução 2
O que é o doping? 2, 3
Porquê o controlo anti-doping? 3
Doping: Correcto ou Incorrecto?Voluntário ou Necessário? 3, 4
Jogos Olímpicos: 1 morte, até agora… 4
Conclusão 5
Bibliografia5
Introdução
Como tema do trabalho, optei por tratar um dos problemas mais graves, sérios e actuais do desporto: o doping. Optei por esta temática pois acho que hoje em dia o doping é um dos problemas mais preocupantes, não só pelo facto de falsear a “verdade desportiva” mas também porque esta prática é quase sempre muito perigosa para ospróprios atletas.
Com este trabalho, pretendo definir e explicar em que consiste a prática do doping, explicar o porquê do controlo anti-doping, falar sobre o caso de uma pessoa conhecida que recorreu ao doping, reflectir um pouco sobre o que leva aos desportistas a tal prática, bem como explicar o porquê de não ser correcto utilizar técnicas dopantes e se precisamos delas ou não. Por fim, abordaros 3 únicos casos de morte em Jogos Olímpicos devido ao uso do doping.
Espero que este trabalho seja apelativo, informativo e que consiga explicar o melhor possível sobre este tema controverso.
O que é o doping?
O termo doping tem origem na palavra “doop”, que é atribuída a um sumo viscoso obtido do ópio, usado na Grécia Antiga.
Tendo em conta os avanços da ciência, a definição actual de“doping” está em constante evolução. No entanto, podemos definir doping como o uso, de qualquer substância estranha ao organismo com o objectivo de melhorar, de forma artificial, o seu desempenho. É esta a definição aceite pelas organizações mundiais de saúde e desporto.

O doping não é, de todo, um fenómeno recente. Já desde o século III a.C. que os gregos recorriam a cogumelos alucinogénicos, paramelhorar o seu desempenho desportivo.
No entanto, o primeiro caso de doping relatado deu-se em 1886, quando um ciclista inglês morreu de overdose por “trimetil”, numa corrida em Bordéus.
Em 1966, a FIFA passou a controlar os atletas, sendo que em 1968, nos Jogos Olímpicos de Inverno, já havia uma lista elaborada com substâncias ilícitas.
Com os avanços da ciência, estes métodos do doping vãoficando cada vez mais dissimulados e difíceis de detectar, pelo que também os métodos de detecção destas substâncias têm de estar em constante evolução.
Porquê o controlo anti-doping?
O controlo anti-doping deve ser feito com o simples objectivo de preservar a ética desportiva, assegurar a saúde física e mental dos atletas e garantir que todos os atletas estão em estado de igualdade para cadaevento desportivo.
De facto, os atletas que se recusem a comparecer num controlo anti-doping ou os atletas que apresentem níveis de substâncias proibidas acima dos limites, estão a violar as regras e são sujeitos a multas e a suspensões.
A recolha de amostras é feita numa sala ou a um espaço destinado para o efeito por pessoas credenciadas pela organização que tutela o evento desportivo. Podeconsistir na recolha de urina e sangue ou outros métodos.
DOPING: CORRECTO OU INCORRECTO? VOLUNTÁRIO OU NECESSÁRIO?
Será que utilizar o doping como meio de obtenção de resultados é correcto? Esta é a questão, e a resposta é pura e simplesmente NÃO. A prática do doping não deve ser utilizada, e isto deve-se essencialmente devido a dois problemas que levanta:
- O doping vai contra a máxima do...
tracking img