Doping

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“ DOPING “
O “doping” é um termo em inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. O “doping” pode ser considerado o uso de certosmétodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo em diversas modalidades, as substâncias utilizadas para que os atletas possam ter um melhor rendimento sãoperigosas, mas provoca-lhes algumas vantagens desleais aos adversários. Também uso de substâncias que disfarçam outras substâncias dopantes, como é o caso dos diuréticos, é considerado “doping”. Aprática de doping já é bastante antiga, mas só foi por volta de 1960, quando o ciclista dinamarquês Knut Jensen morreu durante o Giro de Itália, o Comité Olímpico Internacional decidiu adoptar medidasantidoping em todas as provas oficiais e principalmente nos Jogos Olímpicos.
DROGAS E MÉTODOS
Beta bloqueadora - são remédios que baixam a pressão sanguínea. Atuam no sistema cardiovascular,diminuindo o número de batimentos do coração. Ajudam em categorias que exigem precisão, como o arco e flecha e o tiro.
Diuréticos - são usados pouco antes das provas para desidratar o organismo e diminuiro peso dos atletas. Também são usados para mascarar outras drogas usadas.
Estimulantes - agem no sistema nervoso, fazendo com que o atleta fica excitado. A cafeína é o exemplo mais comum. Osvelocistas de atletismo conseguiram melhorar seus tempos com esse tipo de substância.

Injecção de sangue – normalmente injectam até um litro de sangue antes da competição, com essa transfusão aumentama quantidade de glóbulos vermelhos, melhorando a capacidade de circulação de sangue.

Narcóticos - são usados para aliviar a dor. As substâncias mais utilizadas dessa classe são a morfina e seusderivados. Outra substância bastante consumida pelos atletas é o álcool, utilizado para diminuir a ansiedade
Esteróides anabolizantes:
* Aumentam a capacidade do corpo de utilizar a proteína,...
tracking img