Doping no desporto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde a altura em que os organismos internacionais interessados (Comité Olímpico Internacional e Conselho da Europa) e Agência Mundial Antidopagem se começaram a preocupar com a problemática da Dopagem que se tem procurado definir com exactidão o seu conceito.
Em 1967, o Conselho da Europa definiu Dopagem como a aplicação a um indivíduo saudável, ou uso por parte desse indivíduo de substânciasfisiológicas ou não, em quantidades consideráveis, com o único objectivo de artificialmente e deslealmente influenciar a sua prestação numa competição.
O Decreto-Lei nº. 183/97, que legisla o Combate à Dopagem no Desporto no nosso País, refere que por Dopagem entende-se a administração aos praticantes desportivos ou o uso por estes de classes farmacológicas de substâncias ou de métodos constantesdas listas aprovadas pelas Organizações Desportivas Nacionais ou Internacionais competentes.
Em 2003 A Agência Mundial Anti-dopagem publicou o Código Mundial Anti-dopagem que define os critérios para que uma substância ou um método possa ser considerado como dopaste, sendo necessário que pelo menos dois dos seguintes critérios estejam presentes:
• Tem potencial para melhorar ou melhoraefectivamente o rendimento desportivo.
• Constitui um risco para a saúde do atleta.
• A sua utilização viola o espírito desportivo.
No entanto, o Código Mundial Anti-dopagem considera como infracções de dopagem a ocorrência de múltiplas situações para além da presença de uma substância dopante no organismo de um atleta. Desse modo, são consideradas como infracções de dopagem, entre outras, o tráfico desubstâncias dopantes pelo atleta ou pelo seu pessoal de apoio, a tentativa de utilização de substâncias ou métodos dopantes e falhas nas informações relativas aos locais de treino do atleta.
A maioria das Federações Desportivas Internacionais adopta a lista de substâncias e métodos proibidos da Agência Mundial Anti-dopagem. Esta lista é regularmente actualizada pela Agência Mundial deAnti-Dopagem (AMA), à medida que vão aparecendo novas substâncias e métodos dopantes na actividade desportiva.
A Luta contra o Doping
O programa do controlo de dopagem, implementado em cada modalidade, depende de diversos factores: calendário competitivo, regime de treino, tipo de actividade e predisposição para a utilização de substâncias dopantes. O Conselho Nacional Antidopagem (CNAD), organismo que emPortugal tem a responsabilidade de definir o programa de Luta contra a Dopagem, em colaboração com as Federações, estabelece anualmente o Plano Nacional de Anti-dopagem tanto em competição como fora de competição. Para além disso, qualquer agente desportivo tem o dever, perante a lei, de informar a sua Federação de qualquer suspeita de dopagem. Esta informará o CNAD, que tomará as medidasadequadas para clarificar a situação. O CNAD pode, sempre que quiser, realizar controlos de dopagem por sua iniciativa própria e sem o conhecimento prévio da Federação Desportiva em causa.
Os atletas do mais alto nível competitivo (atletas com estatuto de alta competição, das selecções Nacionais, entre outros), principalmente aqueles que se preparam para grandes competições internacionais, têm geralmenteprogramas específicos de controlo de dopagem.
Controlo em competição
Este tipo de controlo é efectuado para a detecção de substâncias proibidas incluídas nas listas das respectivas Federações.
A selecção dos atletas que serão sujeitos ao controlo varia de Federação para Federação e pode ser por sorteio, por classificação na competição ou por um sistema misto. O médico das brigadas de controlode dopagem do CNAD tem autoridade para seleccionar para o controlo, qualquer atleta que apresente na competição indícios de estar sob o efeito de substâncias dopantes (agressividade excessiva, sinais físicos denunciadores, etc.).
Algumas Federações Desportivas só sancionam os recordes nacionais, continentais ou mundiais após a realização de um controlo de dopagem aos recordistas, nas 24 horas...
tracking img