Dopamina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEUROTRANSMISSORES



Substancias químicas que transmitem informações de um neurônio a outro.

Os mais conhecidos são a acetilcolina, aminoácidos como glicina, o glutamato, o aspartato, o acido gama-amino-butírico (GABA) e as monoaminas como dopamina, noradrenalina, adrenalina e histamina. Hoje, alguns peptídeos funcionam como neurotransmissores. Eles pertencem ao grupo químico da morfina(endorfina e encefalinas).

Pode haver coerência entre neurotransmissores clássicos com os peptídeos.

As sinapses químicas são caracterizadas por terem, apenas dois elementos em contato, o elemento pré-sináptico, que possui um neurotransmissor e o elemento pós-sinaptico.O neurotransmissor é armazenado nas vesículas sinápticas.

A descoberta dos neurotransmissores ajudou na diferenciação dedois tipos de drogas: simpaticomiméticas, que imitam a ação do sistema nervoso simpático (adrenalina e noradrelina); e parassimpaticomiméticas, imitam ações do parassimpático (acetilcolina). A ação da fibra nervosa sobre o efetuador (músculo ou glândula), se faz por liberação de um neurotransmissor e os mais importantes são a acetilcolina e a neuradrelanina ( principal neurotransmissor nosmamíferos).



A DOPAMINA

A dopamina é um neurotransmissor sintetizado por certas células nervosas e age em regiões do cérebro promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e motivação.

Depois de sintetizada, a Dopamina é armazenada dentro de vesículas sinápticas. A sinapse ocorre com a chegada de um impulso elétrico, quando essas vesículas se direcionam para a periferia do neurônio eliberam a Dopamina na fenda sináptica, que é o espaço existente entre a membrana pré-sináptica de um neurônio e a pós-sináptica de outro. A Dopamina aí liberada atravessa essa fenda e se liga aos seus receptores específicos na membrana do próximo neurônio.

O neurônio que secreta a Dopamina é chamado de Neurônio Pré-Sináptico, porque está antes da sinapse e o que recebe a dopamina é chamado deNeurônio Pós-Sináptico.

Uma série de reações ocorre quando a Dopamina ocupa seus receptores (receptores dopaminérgicos) no neurônio pós-sináptico: alguns íons entram e saem desse neurônio e algumas enzimas são liberadas ou inibidas.

Após cumprir sua função (estimular o neurônio seguinte) a Dopamina é recaptada pelo neurônio pré-sináptico (o mesmo que a secretou) através de proteínas chamadasde transportadores de Dopamina, localizadas neste neurônio pré-sináptico.



A dopamina, além do seu papel como neurotransmissor inibidor no corpo corotídio e nos gânglios simpáticos, parece atuar num sistema dopaminérgico periférico distinto.

A síntese de dopamina é feita por neurônios em que os corpos localizam – se no tronco cerebral projetando – se por diferentes vias: na área tegmentalventral origina-se a via meso -límbico - cortical que se projeta para o núcleo accubens e para para o lobo pré- frontal do córtex cerebral. A dopamina está presente em 4 vias:

1 – do mesencéfalo (mais propriamente na substancia negra)_ para zonas motoras involuntárias dos núcleos da base, a deterioração desta área, origina a doença de Parkinson.

2 – do mesencéfalo para os lobos frontais,estas vias parecem estar relacionadas com a atenção e orientação e podem estar envolvidas na viciação em drogas e na hiperatividade que conduz o défict de atenção.

3 – do mesencéfalo ao sistema límbico (controle das respostas emocionais) estas área parecem estar relacionadas com centros de reforços e estimulação e podem justificar a dependência de drogas, que aumentam a função dopaminérgica enas áreas que aparentam estar hiperativas na esquizofrenia, o que explica que o tratamento desta patologia se recorra a fármacos que bloqueiam o efeito da dopamina.

4 – vias curtas relacionadas com a libertação dos hormônios da hipófise.





PRODUÇÃO ARTIFICIAL DE DOPAMINA

A Feninalanina é um aminoácido essencial, precursora da tirosina, responsável pela produção dos hormônios da...
tracking img