Dopagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História do pinéu..
O pneu - componente imprescindível ao funcionamento dos veículos - passou por muitas etapas desde sua origem, no século XIX, até atingir a tecnologia actual.
A invenção do pneuremonta a mais de um século. Fatos engraçados à época levaram empresários à falência, como a borracha que não passava de uma goma “grudenta” para impermeabilizar tecidos ou o risco que a borrachatinha de dissolver quando fazia calor, marcando algumas fases da evolução dos pneus.
Para mudar esse cenário, muitos experimentos iniciados pelo americano Charles Goodyear, por volta de 1830,confirmaram acidentalmente que a borracha cozida a altas temperaturas com enxofre, mantinha suas condições de elasticidade no frio ou no calor. Estava descoberto o processo de vulcanização da borracha que, alémde dar forma ao pneu, aumentou a segurança nas freadas e diminuiu as trepidações nos carros. Em 1845, os irmãos Michelin foram os primeiros a patentear o pneu para automóvel.
As etapas iniciais dedesenvolvimento dos pneus ainda passaram pelo feito do inglês Robert Thompson que, em 1847, colocou uma câmara cheia de ar dentro dos pneus de borracha maciça. A partir de 1888, com a utilização dopneu em larga escala, as fábricas passaram a investir mais em sua segurança.
Como é constituído um pneu?

É constituído pelos seguintes componentes:

Uma capa de borracha sintética muito estanque aoar. Esta capa encontra-se no interior do pneu e funciona como câmara-de-ar.
A carcaça, que é constituída por finos cabos de fibras têxteis dispostas em ângulos rectos e colados na borracha. Estescabos são um elemento chave da estrutura do pneu e permitem-lhe resistir à pressão. Numa carcaça de pneu de automóvel, existem cerca de 1400 cabos que podem resistir, cada um, a uma força de 15 kg.
Umtalão cuja função é transmitir os binários motor e de travagem da jante à área de contacto com o solo.
Os aros de talão servem para fixar o pneu na jante. Podem suportar até 1800 kg sem risco de...
tracking img